“Por natureza, os homens são próximos; a educação é que os afasta.”
(Confúcio)
Prefiro a palavra
“diferencia”.
Pegando carona no pensamento do companheiro Confúcio:
“Nascemos simples e ignorantes, pena que tantos optem por permanecer na ignorância.”
(William Robson)
Um colega me
parabenizou por eu ser contra a Progressão Continuada...acontece que NÃO sou!
Ele ficou
confuso, no mesmo instante entendi porque.
Passou pela minha
mente alguns comentários que fiz e realmente eles dão uma ideia errada do meu
posicionamento.
A Progressão é
muito lógica o problema é que com a mentalidade de nossos “pedagogos” ela não está
funcionando eficientemente.
Uma boa ideia
precisa de bons executores, pessoas comprometidas com os resultados.
Já escrevi vários
textos comentando nossa “ideologia de ensino”, não
vou perder tempo com isso.
Para acelerar
esse texto vamos “imaginar” que a partir de hoje nossos professores são
ideologicamente comprometidos com a Progressão Continuada.
Gosto de
apresentar soluções não ficar só criticando.
Todas as séries
seriam divididas em matérias, como acontece na Faculdade.
Na Faculdade o
conhecimento a ser transmitido é mais complexo então é natural que cada matéria
tenha um professor especializado nela.
Da 1ª a 4ª série (vamos chamar de primário) os conhecimentos são mais básicos, um ou dois professores para todas as matérias
seriam suficientes.
Priorizando português e matemática.
(Isso aqui é só o esqueleto de uma proposta
não vejo razão para sofistica-la muito, só complicaria o entendimento, então
não se apegue a detalhismos técnicos, isso seria resolvido por pessoas mais
gabaritadas que eu para esse assunto.)
Vou dividir a 1ª série nas primeiras matérias que venham em minha mente.
Alfabetização,
Leitura, Redação, Matemática, Geometria, Ciências e Geografia.
Vamos entender a
lógica da Progressão Continuada.
Se a criança vai
bem em 4 matérias porque reprova-la em 7!?
Se a criança foi
mal em Geometria, Redação e Leitura, podemos deixa-la de “dependência” nessas
matérias.
A criança faria
aulas intensivas na matéria que ficou em dependência e realizaria outra prova,
sim PROVAS.
O conhecimento adquirido deve ser testado e provado.
Todos temos
dificuldades em alguma matéria, as aulas de reforço NÃO são para tornar a
criança gênio em uma matéria que ela não tem muita afinidade, mas para que ela fixe
o entendimento básico que possibilite progredir para a 2ª série.
As provas na fase de dependência seriam o mais simples possível.
Vamos complicar
um pouco.
E se a criança
ficar de dependência em 4 matérias?
Eu analisaria a porcentagem de alunos que ficaram de dependência
em 4 matérias na classe.
A primeira coisa a fazer seria verificar a competência do professor.
Uma classe com 30
alunos onde 10 ficaram com dependência em 4 matérias é grande sinal de
alerta.
Entretanto nossos
professores se recusam a ser analisados seja por qualquer critério, o curso de
pedagogia é formador de “santos de competência inquestionável” ... acredite quem quiser.
Se não podemos
nem em pensamento duvidar da competência do professor... então vamos por outro
caminho.
“Imaginemos” que nossos pedagogos/professores
são extremamente competentes e seu filho ficou com dependência em 4
matérias enquanto as outras crianças mantiveram um bom rendimento.
Esse importante
sinal de alerta nos leva a nos concentrar em algum problema existente na
criança.
Dificuldade
visual, auditiva, dislexia...
Tanto pais quanto
escola devem investigar o que está ocasionando o baixo rendimento do aluno.
Que
melhor momento para ajudar essa criança se não nas primeiras séries escolares?
Se ela tem dificuldade
visual ou auditiva, quanto antes ocorrer uma intervenção melhor.
Se for algum
problema neurológico a identificação rápida também oferece muitas vantagens.
A pior coisa é
“progredir” irresponsavelmente essa criança e taxa-la simplesmente de “burra”
ou com os genéricos “déficit de atenção”, ou ainda a indecifrável
“hiperatividade”.
O que é uma criança hiperativa!?
Quando era
criança com meu coração, músculos e pulmões novinhos eu era “hiperativo”, subia
em árvores pelo simples prazer de subir, não me faltava energia; agora até para
subir um lance de escada ... prefiro elevador.
Quero dizer que criança com saúde tem naturalmente disposições que o adulto já não tem.
O fato de algumas crianças serem "agitadas" acima da média pode ser uma características intrínsecas delas, assim como acontece com adultos, alguns tem mais disposição para atividades outros menos.
Enfim, a
Progressão Continuada é a melhor metodologia de ensino que eu conheço.
O problema é como
tem sido executada.
Se não há comprometimento
não há cuidado.
“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.”
(Sêneca)
Nota: Eu defendo a “progressão continuada”, mas não a “aprovação automática”.
"Mais ou menos" seria assim.
O aluno que foi bem seria aprovado até o dia 5 de Dezembro, entraria em férias.
O reprovado ficaria mais 15 dias em "dependência".
Se aprovado, férias.
Se reprovado, aulas em Janeiro.
Nessa "segunda dependência" não haveria reprovação desde que o aluno cumpra a carga horaria.
Há indivíduos que apesar de todos nossos esforços, realmente não querem nada com nada ou tem "características" muito diferenciadas (pode ser um gênio ou idiota) que não cabem em nenhum "planejamento" vai ser o que "Deus quiser"...😏
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