quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mente Lógica

  “Bactérias são os organismos mais bem sucedidos do planeta em relação ao número de indivíduos.
  A quantidade de bactérias no intestino de uma pessoa é superior ao número total de células humanas no corpo dela.”
[Wikipédia]

  Ter uma mente lógica por vezes é bastante desconfortável.
  É preciso muita ADAPTAÇÃO não só em assuntos complexos, mas também nos triviais.
  Quando eu era criança acreditava que todas as mentes tendessem a lógica, mas descobri que essa era uma característica minha ... no geral as pessoas são mais movidas a emoção que a razão.

  Ter mente lógica em um mundo dominado pela emoção ... não dá para dizer que é um “dom”.
  (No sentido de presente)

  Vou começar com algo trivial.

  Foi difícil iniciar a comer com garfo.
  Fora de casa eu fazia o "sacrifício".
  [A Sociedade acha deselegante comer com colher]
  Em casa preferia comer com colher, se eu fosse usar garfo (para apoiar a carne), mesmo que ele aparentemente estivesse limpo, eu lavava novamente.

  Porquê!?
  Oras, pura Lógica.

  A colher tem uma superfície lisa, fácil de limpar, o garfo tem reentrâncias difíceis de higienizar entre os vãos.
  Não gosto de talheres com relevos onde bactérias possam fazer moradia.

  Minha relação com micróbios a princípio foi bastante conturbada, estudar Biologia aliviou bastante minhas neuroses... claro que antes as elevou ao limite do suportável.

  A biologia primeiro me fez descobrir a existência de microrganismos.
  Depois me convenceu que o corpo humano é bem preparado para viver nesse mundo cheio de vírus e bactérias.

  A probabilidade de um talher sujo provocar alguma doença é baixa ... a NEUROSE não compensava, não era LÓGICA.

  Fora o detalhe do tipo de talher há muitos alimentos que a Lógica impede que eu coma com todo prazer sem nenhuma preocupação.
  NÃO me imagino vegetariano por exemplo.

  Vamos audaciosamente onde nenhuma mente jamais esteve.
[Claro que essa frase é um exagero filosófico eu a uso porque gosto.]

  


  Comer saladas é mais “seguro” que comer carnes?

  Usando a lógica infelizmente tenho que dizer não.
  O consumo seguro de salada é uma questão de “sorte”.

  A irrigação das verduras não é feita com água tratada, a captação ocorre de rios e córregos com qualidade da água questionável...potável não é.
  Com o baixo índice de tratamento de esgoto em nosso país as "adoráveis verduras" são regadas com coliformes fecais.
  Pense nisso quando for comer aquela salada de alface.
  É como retirar sua folha de alface de dentro do vaso sanitário, dar uma lavada e colocar no seu prato ... bom apetite.
😄

  


  Recentemente, por 2 vezes, fiquei um bom tempo sem comer salada com verduras.

  A primeira vez estava lavando as folhas e encontrei uma lesma.
  Só de pensar que ela andou por todo o pé de alface me fez desistir da salada, não só naquele dia, mas por um bom tempo.

  Na outra vez a folhagem já estava em meu prato quando vi algo se mexendo, era uma estranha lagarta verde.
[Se não gosta de insetos não clique].
  Disfarcei, parei de comer, mas não comentei nada para não estragar o apetite de outros a minha volta.
  Não, não pensei mal do restaurante, essas coisas acontecem até em casa onde temos todo o cuidado, imagine em um restaurante onde quem faz o serviço dificilmente está feliz da vida por estar trabalhando, é algum auxiliar de cozinha ... aliás, por isso evito ao máximo comer fora de casa.
  Se por algum motivo tenho que comer fora, como sem problema, sem neurose.
  A não ser que eu veja algum ser estranho na comida.
😄 [Aí já é pedir demais]

  No meu entendimento, na minha mente lógica, fritura e cozimento são muito mais seguros.
  Um bife pode até não estar na melhor condição, nada que óleo em alta temperatura não de jeito.
  Em uma festa prefiro a churrasqueira que a mesa de frios.

  [Para não ficar com deficiência de fibras em meu organismo como aveia.]

  Até aquele habito que muitos gostam de comer a fruta direto do pé é algo que evito.
  A fruta fica ao relento com pássaros defecando e insetos pousando.
  Se não tiver algum lugar para lavar muito bem a fruta prefiro não comer.
  Frutas como goiabas e maçãs prefiro descascar apesar de apreciar o sabor das cascas.
  Se a fruta vem de fazendas produtoras ainda tem o problema dos defensivos agrícolas que se acumulam nas cascas.

  No entanto, embora desagradáveis, eu ME ADAPTO bem a essas situações do cotidiano.

  Quando não tem outro jeito eu ... tento esquecer que existe seres microscópicos e confio nas defesas naturais do meu corpo.

  Algo similar acontece no meu contato com as pessoas.

  Filosoficamente quando estou diante de uma situação ilógica a qual tenho que enfrentar eu me adapto.
  Confio nas minhas defesas naturais.

  A mente é bem preparada para viver nesse mundo onde a Lógica vem depois de crenças e ideologias...quando vem.

 Para não entrar em confronto copio o que as outras pessoas estão fazendo, “macaco vê macaco faz.”

  Medito que logo estarei de volta a minha casa, me sentindo seguro na companhia da LÓGICA.

   




     “O papel das bactérias na saúde, como agentes infecciosos, é bem conhecido: o tétano, a febre tifoide, a pneumonia, a sífilis, a cólera e tuberculose são apenas alguns exemplos.
  O modo de infecção inclui o contato direto com material infectado, pelo ar, comida, água e por insetos.
  A maior parte das infecções pode ser tratada com antibióticos e as medidas antissépticas podem evitar muitas infecções bacterianas, por exemplo, fervendo a água antes de tomar, lavar alimentos frescos ou passar álcool numa ferida.
  A esterilização dos instrumentos cirúrgicos ou dentários é feita para os livrar de qualquer agente patogénico.

   No entanto, muitas bactérias são simbiontes do organismo humano e de outros animais como, por exemplo, as que vivem no intestino ajudando na digestão e evitando a proliferação de micróbios patogénicos.”
   [Wikipédia]






Em casa tenho esses dois tipos de escovas.
São muito eficientes para lavar louças e talheres.




anterior                       <>                                próximo



-----------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: