sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Escala Vermelha

  Precisamos nos unir!

  Quantas vezes alguém já te falou isso?
  Para mim dezenas de vezes.
  É uma frase "bonita", desperta paixões.
  No meu caso traz problemas porque os interesses (e necessidades) das pessoas muitas vezes são diferentes dos meus.

 
Se unir em torno de que?

  Fica mais "entendível" se eu apresentar um exemplo concreto.

  Minhas folgas são no sistema de escalas.
  Sempre há colegas pedindo para nos unirmos para ter mais folgas nos finais de semana.
  Minha pergunta sempre é:

 
O que você faz de tão especial no Sábado ou Domingo que não pode fazer nos outros dias da semana?

  Mais ou menos em 90% das vezes a pessoa não tem o que dizer.

  Se é tão irrelevante, porque fazer alguma pressão na chefia por essa causa!?

  Em casa somos 5 irmãos, família grande.
  No passado, que já vai ficando distante, tinha aquela reunião familiar na casa da mãe, no Domingo.
  Debates acalorados, colocar o papo em dia.
  À medida que cada um foi constituindo família os tempos foram ficando mais curtos, difíceis de sincronizar.
  Bem antes da minha mãe falecer em 2014, já era raro nos encontrarmos especificamente Domingo a tarde.
  Os papos foram ficando mais virtuais, a comunicação via Internet é mais flexível.

  Até algum tempo as pessoas tinham aquela "folga comercial".
  Começava Sábado após meio dia e Domingo.
  Ainda devem ser maioria, mas o trabalho em sistema de escala avançou bastante.
  Lojas e mercados abertos até às 22 horas funcionando todos os dias é bem normal.
  Aquele "Domingão" que a nação parava para descansar ... virou uma tradição do passado nem sempre possível no presente.

  Bares, restaurantes, parques, cinema, teatro ... não consigo pensar em nenhum entretenimento que só possa ser feito no final de semana.

  Supermercados, por exemplo, até evito em Sábados, Domingos e Feriados.

  Quem gosta de jogos eletrônicos, toda hora é hora em casa mesmo.
  Quer jogar com um colega?
  Tudo bem, é só ele querer e estar online, mesmo que more quilômetros de distância.

  As TVs de hoje são um espetáculo à parte.
  Cada um pode montar sua própria grade horária.
  É difícil encontrar algum programa que não possa ser revisto a qualquer dia ou hora de graça ou contratando algum pacote de serviços.

  Logo, me unir para ter mais folgas nos finais de semana não me desperta o menor interesse, é irrelevante.

  Ter minhas folgas com "bom espaçamento" é o que me interessa.
  Não gosto por exemplo de ter 3 dias seguidos.
  A consequência é que depois no decorrer do mês tenho que trabalhar 6 dias seguidos, para mim não compensa.
  É como ter um banquete por 3 dias e depois passar 6 a pão e água.
  Prefiro algo melhor distribuído.
  Gosto da média de 2 folgas semanais, é mais lógico.


  Evidente que para algumas pessoas é interessante folgar nos finais de semana, pelos mais diferentes motivos.
  Reunião familiar, folga dos filhos na escola, igreja, folga da namorada...
  Atente que:

  É do interesse particular delas.

  Entenderam agora minha pergunta "filosófica"?

  Quem fala "precisamos nos unir" geralmente é em causa própria, algo que interessa a pessoa ou grupo.
  De repente os interesses da pessoa coincide com os seus, então se una.

  O importante é estar "consciente" o porquê de estar lutando por uma causa.
  Se ela realmente está de acordo com seus interesses ou serve há um bem maior.

  Apesar da palavra "união" ficar bonita nas frases, nem sempre é interessante em nossas vidas ou sociedade.
  Meditar é preciso.





______________________________

Nenhum comentário: