segunda-feira, 27 de julho de 2015

Sociedade Matriarcal

   Alguma vez já lhe ocorreu que os homens “em geral” são mais eficientes que as mulheres?  [William Robson]

  A Lógica me diz que homens são melhor adaptados, mais eficientes.



Eu creio na Bíblia como a palavra de Deus, más ao mesmo tempo tenho certeza que algumas pessoas em algum momento inseriram seus próprios conceitos favorecendo a quem achou que deveria, usou de má fé para manipular as pessoas, em especial, as mulheres para que os homens pudessem subjugá-las.” [Comentarista no G+]
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
   Se homens não fossem mais eficientes que as mulheres não conseguiriam “subjuga-las” por tanto tempo.
  A Bíblia é apenas um entre tantos livros sagrados, não parece estranho que o padrão de uma sociedade patriarcal sempre se repita?
  O Hinduísmo é a religião mais antiga e por isso com mais ramificações de todo tipo, encontramos sociedades matriarcais ali?
  Partes do Kerala e também do Meghalaya, [Estado no norte da Índia], tem até hoje características matriarcais, mulheres herdam prioritariamente os bens da família...mas não vai muito além disso.

  As duas maiores religiões são o Cristianismo e o Islamismo, quem consegue me mostrar alguma nação onde o sistema matriarcal foi mais eficiente [por longo período de tempo] que o patriarcal.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  ADAPTAÇÃO: Integração de uma pessoa ao ambiente onde se encontra.
  Esforço para realizar esta integração, a inteligência humana é uma constante adaptação.
   A Adaptação ao meio promove ação modificadora dos fatores externos sobre o comportamento e a estrutura dos organismos vivos.

  É muito importante para o sucesso dessa meditação que você entenda o conceito de adaptação, relembremos o amigo Darwin:
  “Charles Darwin (1809-1882), naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural.
  Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes.
  Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.”  [Só Biologia]

  Não há porque não expandirmos esse conceito para “Sistemas Organizacionais”.

  Os sistemas mais adequados/adaptados permanecem, os menos adaptados desaparecem ou são “subjugados”. [Prefiro assimilados]
  Vejam o caso da Monarquia de fato e do Feudalismo.
  É raro você encontrar esses sistemas bem caracterizados atualmente no mundo.
  Na Arábia Saudita temos uma monarquia de fato na Inglaterra é mais tradição, a rainha não tem poder de fato.
  Situações bem semelhantes com o feudalismo ocorrem regionalmente em vários lugares, a China é um bom exemplo, mas no geral a China é uma república socialista.

  “A República é vista, mais recentemente, como uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelo povo ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada.
   A eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto. Dependendo do sistema de governo, o presidente da república pode ou não acumular o poder executivo permanecendo por quatro anos.” [Wikipédia]

  Entenda que mesmo na China há um rodizio do Líder Supremo, o voto não é aberto a todos, mas ele chega ao poder pelo voto dos comunista que teoricamente representam o povo.
  A Republica vem se tornando um sistema hegemônico por se adaptar melhor a sociedade.
  A Republica pode ser mais marxista ou liberal.
  Como democracia [direito ao voto] a Republica pode ser mais plena ou parcial, mas é o sistema que por sua eficiência vem prevalecendo.

  Quando surge um sistema melhor inevitavelmente ele vai se impondo.
  Nem sempre ele extermina o sistema anterior, geralmente ele assimila...o que muitos entendem como “subjugar” o que eu acho um certo exagero.

  O sistema patriarcal é dominante porque é mais eficiente o que não significa defender a submissão das mulheres aos homens ou das mães aos pais.

  Se uma mulher em uma concorrência leal [sem protecionismo] se mostra mais eficiente que o homem no comando de qualquer coisa... que o cargo seja dado a essa mulher, não por ela ser mulher, mas por ser uma pessoa mais eficiente naquela determinada situação.

  Vejo pensadores fazerem uma correlação direta entre sociedades mais desenvolvidas e quantidade de mulheres no poder.
  Defendem linearmente que mulheres são melhores administradoras analisando apenas o número de mulheres no comando em sociedades mais desenvolvidas.
  Na minha analise não são as mulheres no comando as responsáveis por uma economia melhor.

  As nações mais desenvolvidas tem uma cultura que valoriza o MÉRITO.

  Não importa se você é homem, mulher, gay, índio, negro, branco, cristão ou muçulmano, se você é competente/talentoso/eficiente em determinada atividade terá seu mérito reconhecido em prestígio e dinheiro.
  Imagine quantos cérebros eficientes em corpos femininos são desperdiçados nesses povos onde a mulher é até impedida de estudar.
  Aqui no Brasil hoje mesmo pode estar nascendo um indiozinho gênio, mas a FUNAI vai obriga-lo a viver como 1000 anos atrás...uma maravilhosa mente será desperdiçada.
  Na sua empresa pode ter um funcionário talentoso que se ocupasse o cargo de chefia poderia aumentar grandemente seus lucros, mas ele é gay e você não promove gays...

  Em sociedades mais civilizadas bons cérebros e talentos são aproveitados não importa em que tipo de corpos, orientação sexual ou religiosa estejam.
  Meditem sobre isso, depois continuamos essa viajem.




Nota: Um grande problema que observo nas sociedades mais civilizadas é que elas estão caminhando rapidamente para um preconceito às avessas quando o objetivo deveria ser evitar o preconceito...pelo menos é isso que o bom senso manda.

a)  É nefasto promover um gay só porque ele é gay para a empresa parecer “politicamente correta”, não ser taxada de homofóbica.
  De repente analisando os dados certo funcionário hétero desempenha melhor determinadas funções, mas se não promovermos o gay parecerá discriminação.
  O fato é que acabamos discriminando o hétero.

b) Em um teste para 5 vagas de emprego os 5 primeiros colocados são homens, mas em nome de uma “diversidade” você não dá a vaga ao quarto e quinto e coloca no lugar a mulher que ficou na sexta colocação e outra que ficou na oitava.
  Uma cota para mulheres, o quarto e quinto colocados foram eliminados simplesmente por serem homens.

c)  Dois garotos, um da “cidade” e outro da “aldeia” fazem um teste para faculdade, o garoto da cidade se sai melhor, mas em nome de alguma dívida social damos a vaga ao garoto da aldeia. 
  O garoto da cidade foi excluído simplesmente por morar na cidade.

LEMBRE-SE QUE TODOS NÓS FOMOS “ÍNDIOS”.
[Em algum momento da história]

  Se algumas tribos evoluíram mais que as outras...fazer o quê?
  Terno, gravata, escritório, indústria...são coisas bem recentes na história da humanidade.
   Os vikings eram índios, viviam em tribos/aldeias
   Os asiáticos viviam em tribos.
   Os árabes viviam em tribos.
   Os africanos viviam em tribos.

  SE TODOS NÓS DESCENDEMOS DE ÍNDIOS E NÃO DE ALIENÍGENAS ENTÃO A TERRA É NOSSA POR HERANÇA.


  Só mudo minha opinião se me provarem que existia o índio [humanos] e chegaram outros humanoides de Marte ou outro planeta qualquer…fico no aguardo. [Filosofia Matemática]  

Anterior          <>        Próximo 

Postar um comentário