sábado, 4 de março de 2023

Ler a Bíblia


  Faz tempo que a Bíblia deixou de ser um “manual cristão” para se tornar um símbolo.
  Em debate com ateus observo eles muito preocupados em ridicularizar os escritos bíblicos na esperança de destruir o cristianismo.
  Considero um desperdício de energia porque a esmagadora maioria dos cristãos "não leem" a Bíblia ... no sentido de meditar sobre o que esta escrito.

  O líder religioso seleciona uma passagem, as pessoas repetem o que ele diz.
  O padre, pastor, ancião ... repete conceitos que lhes foram passados em algum treinamento (curso de teologia) de acordo com a ramificação do cristianismo que participam.

  Em geral quando cristãos leem a bíblia em casa é mais como uma oração, uma prestação de culto.
  Acreditam que ao abrir o livro e ler seus dizeres de alguma forma estão "abençoando" o ambiente ... espantando o "mal", atraindo "boas energias".

  Por ter lido "com atenção" toda a Bíblia identifico fácil quem não leu, quando muito, decorou passagens.

  Exemplo:

 

 “Então disse o Senhor Deus:
  Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal.
  Não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, coma e viva eternamente.”

  [Gênesis 3:22]


 

  Acho essa passagem fascinante.
  Depois que a humanidade comeu do fruto do conhecimento Deus disse que nos tornamos "um deles", mas para que a transformação não fosse completa nos impediu de alcançar a árvore da vida eterna.

  Isto é interessante porque a árvore da vida eterna estava ao nosso alcance e possivelmente comeríamos do seu fruto, seriamos eternos.

  Lembrem-se que Deus nos permitiu comer de todo fruto, de toda arvore.
  Apenas e tão somente de uma árvore era proibido.

  Porque Adão ou Eva não comeram o fruto da vida eterna?

  Pode não passar de uma coincidência, afinal antes de comerem o fruto do conhecimento deduzimos que eram pouco mais espertos que outros primatas.
  Não tinham como saber a importância de uma árvore específica.

  Entretanto me incomoda pensar que aqueles que nos controlam seriam tão displicentes com algo que pudesse conceder aos humanos um dom tão precioso quanto a vida eterna.
  Eu aposto que de alguma forma Adão e Eva eram manipulados para não consumirem o tal fruto.

  Se uma mordida no fruto do conhecimento (seja lá o quê isso simbolize) foi suficiente para mudar a condição humana, uma mordida no fruto da vida eterna poderia ter o mesmo efeito.

  Observamos que toda aquela história de Deus respeitar o livre arbítrio não procede de jeito algum, nem forçando bastante a barra.

  Adão e Eva se assemelham mais a ratos de laboratório.
  Se aqueles que nos controlam "respeitaram" o livre-arbítrio para comer do fruto do conhecimento porque não respeitaram o livre arbítrio de comer da arvore da vida eterna?

  Você cristão que leu a Bíblia, consegue me responder?

  Ou apenas repete feito papagaio o que prega seu líder religioso, que repete feito papagaio o treinamento de algum curso teológico bom para distribuir carteirinhas de “capelania”.











.

Nenhum comentário: