segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Quando é Pecado?

 


Filosofia Matemática



 PECADO

 

  Peguemos algo proibido em qualquer sociedade ou religião, o assassinato.

 

  Não consigo pensar em ninguém que eu tenha vontade de matar, mas vamos supor que eu tivesse um grande desafeto, alguém que me provocou uma dor terrível.

  Mata-lo iria me dar prazer (nem que fosse o da vingança), no geral não sentiria dor ou remorso, pelo contrário, ser proibido matar seria até desagradável caso eu viesse a ser preso.

 

  Saindo dos dogmas religiosos nos aproximamos de uma boa definição do que seria pecado.

 

  Roubo, estupro, assassinato, são atos que provocam muita dor então devem ser proibidos, são “pecados”.

 

  Mas analisemos outras coisas consideradas pecado:

 

  Porque é pecado uma mulher andar com a cabeça descoberta?

  Porque é pecado mulher dirigir um culto ou missa?

  Porque é pecado eu frequentar praia de nudismo?

  Porque é pecado eu participar de jogo de azar?

 

  O excesso de qualquer coisa pode ser prejudicial a minha vida ou a meu corpo então pecar contra eu mesmo deve ser evitado, mas se estou obtendo prazer e não estou prejudicando ninguém nem eu mesmo, não sei porque uma atividade deve ser proibida ou pecaminosa.

 

Continuar lendo...


 



____________________

Nenhum comentário: