quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Cobrança por Trecho

 

UOL


    

 Não sei se temos tecnologia para isso, mas o ideal para os ônibus é que fossemos cobrados por quilômetro rodado assim como acontece com os táxis.

    Se não temos tecnologia para cobrar pela precisão do quilômetro, deveríamos ao menos por em prática a cobrança por trecho.

 

  As consequências de distorcer os preços são muito piores que respeitar as características do Capitalismo do preço justo.

  Se para chegar ao trabalho eu ando 10 quilômetros de ônibus, porque devo pagar o mesmo de quem vai andar 20!?

 

  Todos devem pagar o mesmo preço pelo mesmo produto ou serviço, mas se estou pagando o mesmo preço e andando menos ... há uma distorção

  Daria para escrever um livro sobre isso, vou tentar resumir, não é uma tarefa fácil.

 

  Eu moro bem perto do centro de Campinas, uns 4 quilômetros.

  Vamos supor que o custo do quilometro rodado de ônibus seja de 20 centavos, o “preço justo” [já incluído o lucro da concessionária]

  Para me deslocar até o centro eu pagaria 80 centavos.

  Alguém que more há 20 quilômetros do centro pagaria 4 reais.

  Este seria o preço sem distorção.

 

  A primeira distorção surge das isenções e passagens de preço reduzido.

[Vale transporte, estudante, idoso, passe desemprego...]


Continuar lendo...


 



___________________________________

Nenhum comentário: