quinta-feira, 21 de junho de 2018

Tente Ser Eu

 

 “Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro sem perder a noção que você NÃO é o outro.”


   Quase 100% da humanidade tem essa habilidade em maior ou menor grau.
  As exceções são alguns tipos de psicopatas e aparentemente portadores de "autismo".

  Como a empatia é uma habilidade (característica) pode ser melhorada com treinamento.

  Cada pessoa é um mundo, mas o método que uso para aprimorar minha empatia deve ser eficiente para a grande maioria.
  Quase todos apreciam alguma forma de arte, vamos ficar com músicas e filmes.
 (Pode ser pintura, escultura, literatura...)
 
  Consigo desenvolver com muita eficiência minha habilidade de empatia assistindo filmes, ouvindo música.
  Com a mente bem treinada fica mais fácil aplicar no meu cotidiano.
  Acompanhe um exemplo didático.

  Não sei quantas dezenas de vezes ouvi essa música.
 "Retrato em Preto e Branco."

 

 

 Já conheço os passos dessa estrada
Sei que não vai dar em nada
Seus segredos sei de cor
Já conheço as pedras do caminho
E sei também que ali sozinho
Eu vou ficar, tanto pior
O que é que eu posso contra o encanto
Desse amor que eu nego tanto
Evito tanto
E que no entanto
Volta sempre a enfeitiçar
Com seus mesmos tristes velhos fatos
Que num álbum de retratos
Eu teimo em colecionar
 
Lá vou eu de novo como um tolo
Procurar o desconsolo
Que cansei de conhecer
 
Novos dias tristes, noites claras
Versos, cartas, minha cara
Ainda volto a lhe escrever
Pra lhe dizer que isso é pecado
Eu trago o peito tão marcado
De lembranças do passado
E você sabe a razão
Vou colecionar mais um soneto
Outro retrato em branco e preto
A maltratar meu coração
 
Compositores: Antonio Carlos Jobim / Chico Buarque De Hollanda





 

       

  Quando tiver tempo, coloque um bom fone de ouvido e sinta a beleza da harmonia, da interpretação.
  Sem preconceitos sonoros, deixe a melodia invadir sua mente, ela é bem diferente de funks, pagodes, sertanejas...

  A atenção principal deve ser voltada para letra.
  Viu como é longa?
  Não é um refrão repetido à exaustão.

  “O que é que eu posso contra o encanto
   Desse amor que eu nego tanto.”

   Quanto pode a razão contra a emoção?

“Lá vou eu de novo como um tolo
  Procurar o desconsolo
  Que cansei de conhecer”

  Qual de nós ainda não conheceu pessoas “doentes” por outra.
  Vai além do amor, é vício, obsessão.
  Talvez você esteja vivendo esse momento.
  A tristeza de amar quem não deveria.

  Porem existe uma beleza inexplicável nessa dor.
  Todos nós temos a “cruz do vazio existencial” para carregar.


  De onde viemos?
  Surgimos ao acaso?
  Existe espíritos, há algum tipo de deus?
  Somos espíritos, para onde vamos?
  Esse planeta é tão frágil, quanto tempo ainda temos nele?
  Vou ter sucesso na profissão, qual profissão seguir?
  Política, economia, religião, física, metafisica...


  
  Uma certa pessoa se aproxima de nós e de repente... tudo pode esperar.
  Mesmo que não faça nenhum sentido é tão bom trocar todas nossas duvidas, preocupações por apenas uma ... estar com aquela pessoa.
  É a “beleza” de trocar várias dores por apenas uma.
 
  “Eu trago o peito tão marcado
   De lembranças do passado”

  Às vezes você dá sorte, é razoavelmente bem correspondido.
  Em outras, a pessoa sabendo da sua dependência, te faz de gato e sapato, ainda assim é melhor estar perto dela que longe...

  Essa música de Tom e Chico me faz entrar em sintonia com esse tipo de mente que fica viciada em alguém.
  Os pensamentos dela passam a ser os meus pensamentos.
  Eu sinto sua dor quando o amor se distancia.
  Eu sinto sua alegria/prazer quando o amor se aproxima.
 

  A música acaba, a conexão mental desfaz, eu não sou aquela pessoa cantada na música, mas a compreendo melhor, sou mais tolerante com sua “ineficiência”.

  Eu consegui me colocar profundamente no lugar de alguém, sem deixar de ser eu mesmo.
  E quem eu sou?

  Já vivi muita coisa, tem outras que por minhas características de personalidade não tenho como viver.
  Certas músicas me levam a criar empatia com outras mentes.
  Essa música Retrato em Preto e Branco me coloca no lugar daquelas pessoas que sentem um amor impossível pra mim.

  Amar quem me faz sofrer!?

  Isso além de não anestesiar meu “vazio existencial” ainda acrescenta mais esse problema do sofrimento.

  Vejam o caso da minha esposa.
  Perfeito ninguém é mas sem dúvida é uma pessoa admirável.
  Se ela não fosse assim eu não me apaixonaria, não aconteceria um relacionamento sério.
  Porquê?
  É o meu padrão.
  Desde a adolescência apenas beleza não me bastava, a garota tinha que ter classe para me “encantar”.
  Minha esposa não bebe, não fuma, nunca usou drogas, não é barraqueira, é aquela mulher que realmente está com você na alegria ou na tristeza ... se você fizer sua parte na batalha.
  Isso eu sempre fiz, perfeito eu não sou.

  Logo, essa música do Chico não me serve em nada além da empatia com outras pessoas.

  Minha esposa não tem como me decepcionar.
  Basta eu me comportar corretamente com dignidade que sempre terei o melhor dela.



 
  Tente ser empático comigo. 
  Se coloque no meu lugar sem deixar de ser você...

  Aceito bem meu vazio existencial, lido bem com todas as minhas dúvidas.
  “Amo a Sabedoria”.
  Por vezes ela me faz de gato e sapato, mas sou viciado em perseguir a verdade.
  Talvez por suportar melhor a realidade eu não tenho a necessidade de substitui-la por alguma idolatria.


  Quando levei minha namorada em casa (anos 90), minha mãe não gostou nadinha.
  Perguntou o que eu vi naquela moça?
  Poxa vida mãe, é difícil explicar!


 (Se minha mãe empaticamente fosse homem entenderia😉)


  
  Depois mãe e esposa se deram tão bem que se uniam pra me criticar ... comigo ninguém tem paciência.😊

  Nem com meus pensamentos ...

   

    “Oportunista é alguém que aproveita as oportunidades.
   Não entendo porque demonizam tanto esse conceito.
   Porque aproveitar oportunidades é algo ruim?”
   (William Robson)

 

 

  Considero meus textos uma forma de arte.
  Nessa arte escancaro minha mente pra você.


   

   “O assunto mais importante do mundo pode ser simplificado até ao ponto em que todos possam apreciá-lo e compreendê-lo.
   Isso é, ou deveria ser, a mais elevada forma de arte.”
   (Charles Chaplin)

 

 


  Posso lhe apresentar a lógica, mostrar fatos.
  Mas entrar em sintonia com minha mente depende do seu grau de empatia.
  Tenho tentado tanto ser você sem deixar de ser eu.
  Tente ser eu, sem deixar de ser você...





.