Estou irritado com a indústria de chuveiros.
Tive um bom
chuveiro Corona que durou uns 8 anos. (Banho Total)
Comprei outro do mesmo modelo e durou 7 anos.
Considero esse
tempo de duração para chuveiros aceitável, esquentar água instantaneamente
requer muita energia, esse tipo de equipamento/sistema faz um trabalho que
agride os diversos componentes.
Em 2016 começou a
chateação.
Procurei o mesmo
modelo e contava ficar tranquilo por mais 7 ou 8 anos.
Foi tirado de
linha.
O chuveiro depois
de alguns anos apresentava um vazamento interno, foi o que aconteceu com os
meus.
Pesquisando vi
que um explodiu com o vazamento, assustando muito uma adolescente, ela não
sofreu danos, mas a empresa foi processada pelos pais.
Não consegui
achar detalhes do processo o que indica que foi feito algum acordo em que a
empresa deve ter gasto uma boa quantia.
Deduzo que por
medo que esse tipo de ocorrência voltasse a acontecer a empresa preferiu tirar
o modelo do mercado.
O medo é compreensível, nosso sistema
judiciário (quando não tem corrupção envolvida) é duríssimo com o empreendedor.
As multas não tem
razoabilidade.
O
medo que empresários tem dos fiscais e do judiciário é bem compreensível.
No Brasil há
tanta regulamentação que é impossível uma empresa estar 100% dentro da
legislação.
Fora isso ainda
tem inúmeras possibilidades de processos trabalhistas ou do consumidor.
Soma se a isso
nosso ódio cultural por empresas e empresários.
Nossos juízes
evidentemente são parte do nosso povo, da nossa cultura então os julgamentos
raramente são imparciais.
A empresa e o
empresário são culpados até prova contundente ao contrário.
Depois de pesquisar/meditar cheguei
dedução que nossos chuveiros são ruins pelo excesso de regulamentação e o medo
de processos.
Claro que os
fabricantes gostariam de fazer ótimos produtos adequados à legislação, mas
aquecer água com resistência tem limitações técnicas.
Uma com a qual
deparei é que a tensão de 220 volts é mais eficiente para chuveiros, mas no
Brasil não existe uma padronização.
Tem cidades que
entregam tensão 220 e outras 110.
“Existe
uma linha que divide o mundo em duas partes: os que usam tensão de 110v a 120v
e os que usam 220v a 240v.
Boa
parte do continente americano usa a tensão 110v, enquanto boa parte da Europa,
Ásia e África usa a 220v.
No Brasil a situação é ainda
mais complicada, pois a tensão pode variar de um Estado para outro, de uma
cidade para outra e até dentro de uma mesma cidade.
E no
Brasil o 110v está deixando de ser utilizado e o 127v está ganhando espaço.
Comprei um
chuveiro com boa reputação, KDT 6T, descobri depois que ele só era eficiente na
tensão 220.
Sabe o que é comprar
um chuveiro caro esperando uma ótima qualidade e o " bendito" aquece
menos que a ducha mais barata?
Meu prejuízo foi
grande porque moro em condomínio, não tenho como colocar 220 apenas no meu
apartamento.
E aqui chegamos a
outra dedução minha: a
burrice dos fabricantes.
De certo o
produto foi testado, o fabricante sabe que não esquenta, porque colocar no
mercado!? 😲
A própria
assistência técnica sugeriu eu mudar o “miolo” do produto para 220, e tentar
vender.
Vendi por menos
da metade do que paguei.
O comprador mora
em Indaiatuba, lá a tensão é 220.
Meu problema com
as duchas mais baratas é que queimam muito a resistência além de estarem mais
sujeitas a provocar choques.
Levar choque no
chuveiro quando estamos molhados é traumatizante.
Você fica mexendo
no registro com a toalha por um bom tempo.
Gosto de duchas e
chuveiros com resistência blindada pela segurança e durabilidade.
Comprei um modelo
da Lorenzetti muito bonito, mas vejam o e-mail que mandei para o fabricante.
“Tenho
um Acqua Wave Ultra (127 volts) e não aguento mais trocar os conectores.
Comprei o melhor conector que encontrei, apertei bem forte, agora um dos
fios está esquentando, derretendo a capa de proteção.
Moro
em condomínio, o fio que vem da parede é grosso, tenho dispositivo DR, o fio do
condomínio não esquenta.
Só o
fio do chuveiro esquenta a ponto de derreter.
Adianta levar na assistência técnica?
É
defeito de fabricação?
O
chuveiro é novo, tem uns seis meses e já troquei os conectores 3 vezes, indo
para quarta.”
É senhoras e
senhores a luta continua. 😩
Já entrei em
contato com eletricistas profissionais, explico o problema e eles querem
distância.
Dizem que não
podem garantir que o fio não continuará derretendo.
O jeito é comprar
outra marca, vou voltar para Corona e “torcer” para dar certo ... que situação
hein!
A indústria de
chuveiros é basicamente nacional seria bom uma concorrência estrangeira?
Mas algum estrangeiro se
interessaria entrar em um Mercado tão sujeito a processos judiciais e regulamentações
que ignoram as limitações técnicas?
Entretanto esse
texto (além de desabafo) e para dar uma sugestão a empresas e governo.
Poderíamos
aferir prazo de validade também para eletroeletrônicos.
Exemplo:
Nos carros temos
prazo de validade para várias peças.
No manual está
descrito o tempo estimado de uso sem reposição para diversos componentes.
Se você não fez a
manutenção adequada, como trocar óleo por exemplo, não pode processar o fabricante por uma falha que surja dessa
negligência.
[Não confunda com “tempo de garantia” que é uma outra situação
destinada a falha de produção.]
Vamos aplicar
isso aos chuveiros.
O fabricante me dá
um prazo de validade do seu produto.
Digamos 5 anos.
Testes foram
feitos, relatórios na assistência técnicas foram gerados e o produto tem uma
durabilidade assegurada de 6 anos sem problemas.
Vamos colocar 5
anos como medida de segurança.
Depois de 5 anos
o fabricante me recomenda troca do produto [como acontece com os
colchões por exemplo] ou levar a oficina para troca de componentes como
acontece com os carros.
Isso seria bom
por dois motivos.
a) Daria maior segurança jurídica ao fabricante que
não poderia ser processado por falha em um produto com data de validade vencida
ou sem a manutenção indicada.
b) O consumidor
teria uma maior segurança na compra sabendo o tempo que pode dispor de um
produto sem maiores complicações.
O prazo de
validade poderia ser aplicado nos mais diversos produtos.
Quando você
compra um smartphone qual o tempo estimado de uso.
E a geladeira?
O fogão?
A máquina de
lavar roupas?
Eu gostaria que
no manual da minha máquina de lavar roupas viesse escrito sobre alguma peça que
eu tivesse que trocar ou ajustar a fim de aumentar sua segurança e
durabilidade.
Seria até criado
um novo mercado de peças e serviços.
Geralmente só
procuramos a assistência técnica quando o aparelho apresenta problema.
Uma revisão preventiva de acordo com o
recomendado pelo fabricante seria muito bom para evitar gastos maiores e
aumentar a vida útil e segurança de qualquer produto.
Veja o caso do
nosso corpo.
É recomendável 1
vez por ano ir ao dentista.
A limpeza evita
carie, que provoca dor, que pode chegar a tratamento de canal, que pode chegar
a perda do dente.
Você mulher tem
as necessária apalpadas nos seios.
Você homem tem o
dia da “dedada”. 😄
Se nós humanos
somos essencialmente maquinas biológicas ou espíritos ... é um mistério.
Esse enigma ainda
não decifrei, apenas faço apostas.
Mas garanto para
vocês que eletroeletrônicos são essencialmente maquinas e precisam de
manutenção, tem
prazo de validade.
Essa lógica entra em sua
mente?
Outro objetivo desse texto:
Apresentar para
as pessoas um ângulo que a maioria ignora.
Para maioria
existe um empresário ganancioso, explorador, inimigo número 1 da sociedade.
Estou mostrando
para você um mundo com cada vez mais exigências legais, exigência de qualidade/durabilidade
e ... limitações técnicas.
Lembrei agora de
uma das pá de cal na empresa de óculos que eu trabalhava.
Era servido
refeições aos funcionários, na maior parte do tempo foi marmitex, depois foi um
sistema de self servisse.
Quem trabalha no
setor administrativo sabe que tem que ficar atento ao diário oficial, no Brasil
temos uma INSEGURANÇA JURÍDICA enorme, as leis mudam constantemente.
Sem entrar em
detalhes chatos...
Firma pequena,
uma funcionaria tinha que dar conta de uma enormidade de burocracia.
Um dos
formulários do PAT não foi corretamente preenchido (segundo a nova legislação).
Mesmo constatando
que os funcionários não tiveram nenhum prejuízo, que a alimentação foi
fornecida, que a falha foi apenas o preenchimento errado de um formulário ... a
empresa foi multada em 40 mil reais 😱
Daí se algum
funcionário do Governo pede 5 mil para ignorar a “irregularidade” ... é difícil
não aceitar.
[NÃO sei como o problema da
multa foi resolvido, se foi resolvido, a “propina” é só um exemplo para
visualização, depois da “fusão” a empresa maior deve ter incorporado a dívida.]
28/08/2020
______________________________________________________
25/01/2021: Gostei desse vídeo porque pensei que o problema era eu que não sou habilidoso com a instalação desse tipo de equipamento.
Ou pensei que foi “azar” na compra.
Mas o primeiro chuveiro desse modelo que eu comprei deu esse problema.
O chuveiro realmente é muito bom em volume de água, temperatura, silêncio, facilidade na instalação, (tanto que comprei outro) ... mas, não dura nada.
O atual já está com o mesmo problema, preciso olhar a nota fiscal, mas não deve ter 1 ano.
É impressionante a dificuldade que se tem para comprar um bom chuveiro no Brasil!!!
Inacreditável, será que vou ter que importar!?
https://www.youtube.com/watch?v=8UtptTnUMic
______________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário