segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Nariz Entupido?

  A poeira doméstica é a principal responsável pela irritação nasal.



  A poeira tem vários componentes: restos de pelos de animais, descamação da pele humana, restos de insetos, bactérias, fungos e ácaros.
  Temos que somar isso a enorme quantidade de poluentes produzidos pela combustão de gasolina/diesel/álcool, construção civil, resíduos industriais...

  Não precisa ser gênio para perceber o quanto de partículas ficam suspensas no ar.
  Não importa onde você mora, pode fazer uma boa faxina em casa e tirar todo pó, no dia seguinte tem pó acumulado nos móveis.
  Três dias sem passar pano em uma superfície são suficientes para observarmos uma camada considerável de pó.

  Eu moro em um bairro bem urbanizado.
  Onde não tem asfalto ou cimento tem arvores e gramados.
  Tem até um córrego passando perto.
  A incidência de pó de certo não deve estar acima da média.
  Entretanto não dá para ficar mais que 6 meses sem limpar os ventiladores, eles vão perdendo eficiência devido ao acumulo de resíduos nas pás.
  Aquele “pó solidificado” não sai fácil, é preciso escovar e passar um pano umedecido em agua sanitária.



 
   Faz alguns anos que minha eficiência respiratória diminuiu bastante.

  Ficou cada vez mais raro eu estar com as duas narinas em funcionamento.
  Pelo menos uma delas ficava obstruída; quando as duas fechavam eu usava Naridrin (descongestionante nasal).

  “Descongestionante nasal vicia e pode mascarar males maiores.”


  Não é que eu “viciei” em descongestionante, o fato é que é difícil viver sem respirar.
😅
 Tente para você ver.

  Quando uma narina entope o desconforto começa, é como se você estivesse manco de uma perna.
  Quando entope a segunda ... começamos a respirar pela boca ou aplicamos um descongestionante.
  Naridrin não me dá nenhum “barato”, o sabor é horrível, é caro.

  Já fiz exames de otorrino, não tenho nenhuma inflamação ou obstrução física.
  Com o passar do tempo vamos ficando mais intolerantes com certos alérgenos.
  Algumas partículas presentes no ar provocam uma reação alérgica em minhas narinas e elas entopem.

  O ar tem incontáveis substancias suspensas, como isolar as que sensibilizam meu olfato?

  Esse enigma me perseguiu por anos e cheguei a dedução lógica que devem ser substancias muito presentes em meu dia a dia uma vez que a obstrução nasal ocorre com frequência.

  Uma solução possível seria manter as narinas muito limpas.
  Se eu não posso evitar de inalar substancias que entopem meu nariz eu poderia evitar que elas ficassem nas narinas por muito tempo.

  Depois de muitas experiências cheguei a procedimentos simples e muito eficientes.
  Em minha “infinita bondade” dividirei com vocês. 😆

  Hoje está fazendo mais ou menos 1 ano que não pego gripe e olhe que no ano passado não me vacinei.
  Deduzo que mantendo as narinas limpas a eficiência na filtragem do ar aumenta.

  Aquela sensação de sono incontrolável durante o dia também diminuiu, deduzo que é porque durmo melhor a noite.

  São procedimentos simples e baratos que tornam a vida mais eficiente.
  A eficiência é o objetivo desse Blog.




  Como lavar as narinas?



  Compre um borrifador, desses usados para umedecer os cabelos ou molhar folhas de plantas.
  Evite aqueles com bico quadrado, prefira os arredondados, é importante poder controlar a intensidade do jato.


  Mire bem no fundo da narina e acione o gatilho.
  O jato tem que ser forte para limpar, mas evidentemente não pode machucar.
  Você vai aumentando a força do jato até o limite do conforto ... massagear o fundo da narina sem provocar dor.
  Duas ou três esguichadas em cada narina são suficientes.

  Ficar controlando sempre o jato ... não é eficiente, nos faz perder tempo.
  Tenha um borrifador só para você assim ele estará sempre regulado.

  Essa lavagem pode ser feita sempre que necessária.
  Você varreu a casa, respirou muito pó, lave as narinas.
  Pode ser feito no tanque de roupas ou na pia do banheiro.

  É um habito simples.
  Depois que você come escova os dentes, depois que você respira muito pó lave as narinas, simples assim.
  Na minha experiência, lavar as narinas é mais rápido que escovar os dentes.
  No caso do Luciano Hulk deve ser mais demorado 😆

E fora de casa?



 Eu ando de moto, respiro muita poluição no trajeto para o trabalho.
 Tenho um frasco de descongestionante vazio, coloco água, uma pitada de sal e espirro na narina.
  São processos diferentes.
  O borrifador é mais eficiente porque o jato de agua remove o pó solidificado da sua narina para fora.
  Mesmo que algo chegue a sua boca você cospe na pia.
  No caso do frasco ele empurra o pó para dentro, mas isso vai acabar no estomago onde há ácidos muito fortes.
  Isso é mais uma “manutenção”, mantem a narina umidificada e sem excesso de pó.
  Para tirar aquela tampinha da embalagem usada eu recomendo um alicate, toda casa tem ou deveria ter.

  Basicamente é isso, simples e eficiente.

  Uma última dica?

  Eu ronco a noite, já tentei de tudo, comprei vários objetos desconfortáveis e não me adaptei a nenhum.

  Não bani o descongestionante da minha vida.
  Com as narinas limpas ele fica muito eficiente.

  Antes de dormir eu pingo uma gota de Naridrin em cada narina e os resultados tem sido muito bons.

  Antigamente eu acordava a noite com a boca seca de tanto respirar por ela, as partes chegavam a grudar como em um filme de terror.
  Uma garrafinha de agua na cabeceira da cama era imprescindível e quando bebemos água ... acordamos para ir ao banheiro.
  Minhas noites de sono não tinham como ser satisfatórias.
  Respiração difícil, ronco, boca seca, idas ao banheiro.

  Semana passada fiquei alegre quando esqueci a garrafinha e mesmo assim dormi a noite inteira normalmente.
  [Isso me provocou a escrever esse texto.]

  O que seria de mim sem a lógica?
  Uma vida marcada pela ineficiência, dá medo até de imaginar.
  Um filme de terror ... como me parece a vida de tantas outras pessoas.


.

Nenhum comentário: