“A CULTURA pode jogar o
QI médio para baixo.”
“Se não
incentivamos nossas criança e adolescentes a serem mais racionais, responsáveis
por suas ações ... o QI geneticamente baixo fica ainda mais prejudicado e o QI
alto não se desenvolve em todo seu esplendor.”
Acredito que o maior responsável pelo desenvolvimento de uma nação é
o QI médio da população.
Acredito que o maior
responsável pelo desenvolvimento de uma nação é a CULTURA de seu povo.
População, conjunto dos
habitantes de determinado lugar, região, país.
Povo, conjunto de pessoas
que falam a mesma língua, têm costumes e interesses semelhantes, história e
tradições comuns.
A vida não é
exata, na Filosofia podemos acreditar/apostar em várias coisas, a aposta varia
de acordo com a situação.
Por vezes
deparamos com enigmas indecifráveis.
O Brasil apesar
de toda sua riqueza natural é um país subdesenvolvido porque nosso QI médio é
baixo e desenvolvemos uma Cultura pouco eficiente?
O Brasil apesar
de toda sua riqueza natural é um país subdesenvolvido porque nossa Cultura pouco
eficiente puxou nosso QI médio para baixo?
Na dúvida eu vou
produzindo textos considerando as duas apostas.
A Filosofia Matemática é um
convite a racionalidade analisando fatos, estatísticas, um acumulo de
informações e conhecimentos que melhoram o QI.
A Terapia da lógica é um
questionamento sobre nossos costumes/tradições, uma análise comportamental.
Fundamentamos em
que nossas crenças?
A Cultura só pode
ser melhorada se debatermos sobre ela, exaltar o que conseguimos fundamentar
como bom e reprimir o que passou a não ter um sentido prático mesmo que no
passado tenha sido muito útil.
Vamos a um
exemplo prático.
Culturalmente somos
contra o fechamento de escolas, “nada
justifica um absurdo desses.”
E se a análise dos números indicam que
precisamos fechar escolas em determinadas regiões?
Vamos ignorar a “Cultura”
ou o “QI”?
“EU” não
ignoraria nenhum dos dois.
Se os números
indicam que devo fechar escolas eu fecho escolas.
Mas quais
escolas?
As menos
tradicionais.
Aqui em Campinas
temos o colégio Culto a Ciências, se há um excesso de vagas na região que ele está
eu manteria esse prédio tradicional em sua função tradicional.
Em países
desenvolvidos temos prédios históricos usados para a mesma função essencial a
séculos.
Vi na TV
protestos violentos aqui em SP contra uma possível fusão de escolas públicas.
Até onde analisei,
a proposta é boa, não entendi o protesto a não ser por aquela máxima de alguns
grupos anárquicos:
😠"Se há Governo sou contra."
Ao invés de
conhecerem a proposta, os argumentos, analisar, fazer sugestões ... simplesmente
protestam invadindo prédios!?
O Governo alega
que escolas com capacidade para mil alunos estão com bem menos que isso.
Esse dado é muito
fácil de ser verificado pelas inúmeras entidades que participam do protesto se
o dado é falso contestem, divulguem.
Eu acredito que
de 20 a 30 alunos na sala de aula é uma quantidade razoável.
Menos de 20
defendo que aumenta muito os custos e mais de 30 dificulta o aprendizado.
Como somos um
país em “construção” [Infraestrutura ineficiente], com Estados e União
endividados, eu sugiro o máximo de 35 alunos por classe até que naveguemos em
mares econômicos mais tranquilos/desenvolvidos.
Não adianta
“comer angu e arrotar peru.”
Eu estudei no Geny
Rodrigues aqui em Campinas, tinha muita criança.
A rua Minas
Gerais ficava repleta de alunos.
Anos mais tarde
minhas filhas estudaram na mesma escola e fiquei surpreso com a pouca
quantidade de alunos.
Na minha
percepção, quando estudei tinha 3 vezes mais crianças.
Sinceramente não
vejo sentido em manter ☛prédios públicos subutilizados, não é lógico.
A princípio NÃO
sou a favor de vender, geralmente são áreas muito valorizadas, mas dar outra destinação
publica [creche, posto de saúde ou atendimento municipal, delegacia, curso
profissionalizante ...] ou alugar pelo preço de mercado é aceitável.
No entanto vemos
adolescentes protestando contra qualquer tipo de reforma e não faltam adultos
os apoiando.
Será que adolescentes são as pessoas mais indicadas para decidirem
quais os caminhos da educação no Brasil?
É evidente que
ouvi-los faz parte do processo, mas com um peso menor, sem direito a invasão de prédios públicos.
Eu não deixo que minhas filhas adolescentes
decidam os rumos que nossa família deve tomar.
Elas são ouvidas, mas as decisões são minhas e
de minha esposa.
E fácil achar no
YouTube jovens sendo entrevistados sobre o porquê das invasões e quando
respondem não conseguem defender objetivamente sobre o que são contra.
Claro que
geralmente quem entrevista é contra a invasão e procura colocar os jovens em
uma saia justa, mas isso é uma faca de dois gumes, o manifestante pode dar uma
boa resposta defendendo a causa e abalar o entrevistador.
Tem também a
possibilidade do entrevistador editar
a matéria, só levar a público os diálogos que ele se saiu bem.
Não me subestimem,
eu sei desses por menores.
Vou direto a
fonte, no Face ou no G+, visito a página de quem defende as invasões.
Nelas também não
encontro argumentos apenas palavras de ordem.
“Quem não constrói escolas, constrói
presídios.”
“O povo unido jamais será vencido.”
“Fora (qualquer um que esteja no Governo)”
“Reacionários, fascistas, golpistas ...
manipulados da TV aberta”
Palavras de ordem
são “culturais”, pensamentos que passam de geração para geração
Não são
necessariamente algo do mal, o problema é quando as repetimos feitos papagaios
sem considerar as situações, os fatos.
“Em
briga de marido e mulher não se mete a colher”.
Tá, isso vale
para a maioria das situações, mas um homem está espancando a esposa, você tem
condições de fazer alguma coisa, nem que seja ligar para polícia, vai se omitir
por conta de uma tradição, “frase de ordem” !?
“Quando
um não quer dois não brigam.”
Fala sério!
Eu não saio de
casa com a intenção de brigar com ninguém, mas por vezes é ☛ inevitável.
Adolescentes
tem uma estranha atração pelo Socialismo/Esquerda.
Se sabem que o Capitalismo é mais eficiente porque insistem no
Socialismo que historicamente deixa muito a desejar?
O problema é que
muitos permanecem nessa adolescência ideologia mesmo com o passar dos anos.
"Um homem que não seja
um socialista aos 20 anos não tem coração.
Um homem que ainda seja um
socialista aos 40 não tem cabeça."
[Georges
Benjamin Clemenceau]
Confesso que ainda
não decifrei o seguinte enigma:
1 - Nós humanos na adolescência somos inundados
por hormônios que nos levam a pensamentos românticos, nos preparam para o sexo,
namoro, procriação.
Ocorre o
efeito colateral de sintonizar nossa mente com ideologias
românticas.
E/Ou
2 – Ideologias
românticas são fruto de alguma doutrinação em nossas escolas a partir da década
de 60 quando com a ascensão da URSS a maioria apostou que o Socialismo/Comunismo
era o futuro da humanidade.
Até um tempo atrás
eu apostava mais na doutrinação, mas ao ler pensadores que viveram por volta de
1900 percebi que eles já notavam muito romantismo nas propostas socialistas.
Com a revolução
Russa de 1917 e parecendo que esse regime era eficiente os pensadores que questionavam
o comunismo ficaram calados ou em terceiro plano.
Fora esses fatos históricos
percebi que “artistas” em geral tem uma tendência ao socialismo.
Artistas por
terem como matéria prima a emoção são mais românticos e isso traz uma grande
vantagem para ideologia comunista.
As mensagens
embaladas em emoções ludibriam a razão, a análise dos fatos e resultados.
O diretor do
filme é simpático ao socialismo então ele leva essa arte para a pregação
ideológica.
O mesmo faz o
músico, o cantor, o ator.
Se não
diretamente na obra, nas entrevistas.
Os fãs dos
artistas os idolatram, a opinião deles basta.
Certa vez um
comentarista disse que mais pessoas deveriam ser como o Bono Vox do U2 em sua incansável
defesa das “causas humanitárias”.
Vamos a um fato:
“Bono Vox é o cantor mais
rico do mundo, mas a maior parte da fortuna não veio da música.
Ele
faturou US$ 1,5 bilhão investindo no Facebook, mais do que conseguiu durante
toda a carreira com o U2”
Quando Bono vai
dividir tudo que tem com os pobres!?
Com tantas gente
passando fome ele investe no Face Book!
Ideologias românticas
estão por toda parte.
Vestidas de religião, autoajuda/fórmulas
para o sucesso, utopias políticas/econômicas...
É importante que você adolescente
se interesse mais por História.
Não fique
repetindo feito papagaio palavras de ordem.
Sexo é lindo, mas
sem cuidado provoca gravidez (e doenças), uma realidade difícil de lidar para
quem nem chegou a vida adulta.
“Não adianta adiar pra outro dia qualquer, tanto
desejo deixar pra quando Deus quiser
Não há razão pra esse medo de um erro cometer, é só fazendo amor
que se pode, amor, aprender.
Sem preconceitos, sem compromissos, só o
prazer.”
Essa música do
Guilherme Arantes é uma delícia, está no meu MP3, dá vontade de sair metendo por
aí 😄
“Fazer amor” sem
preconceito, sem compromisso, ninguém é de ninguém.
“Não há razão pra esse medo de um erro cometer?”
Ah, fala sério.
O fim de um
casamento, uma gravidez indesejada, a contaminação por alguma doença ... não te
dá medo!
Saindo do comportamento
individual (população) e indo para o coletivo (povo) ...
SOCIALISMO é uma ☛ideologia linda, mas na
realidade não é compatível com a natureza humana (pelo menos da maioria).
Pessoas são
atraídas por seu romantismo e ignoram a razão, a experiência histórica.
Se você visitar
páginas de esquerdistas notará uma constante, em boa parte delas, NÃO ACEITAM
COMENTÁRIOS.
Quem quiser pode
visualizar, curtir e/ou compartilhar, contra argumentar NÃO.
Nas páginas que
permitem comentários tem que aguardar moderação, se você concordar ou elogiar
será publicado.
Os que permitem o
livre debate rapidamente te bloqueiam.
O socialismo se
mostrou tão furado que o cara simplesmente não tem como defende lo.
De cada 10 sites
de “esquerda” que eu consigo postar algum comentário uns 8 me bloqueiam.
No entanto uma
das “frases de ordem” da esquerda é “Lutamos
pela Democracia”
Deveriam
escrever:
“Você é livre para concordar com a gente
senão te excluímos”.
Adolescentes falam de
socialismo nas manifestações mas não praticam nem em casa.
O Comunismo tem
uma ideia bonita de cooperativismo, entretanto é raro ver um adolescente
cooperar com as tarefas domésticas.
O Comunismo fala
contra o ☛ fetiche das mercadorias no
entanto adolescentes gostam de coisas de grife, top de linha.
O Comunismo fala
contra o acúmulo de capital mas qual adolescente não sonha em ser rico … só os
que já são ricos e mesmo esses não raro querem ficar mais ricos.
Enfim falam em
Democracia praticam a censura.
Falam em divisão
de trabalho, mas para os outros, eles preferem ficar na supervisão ou receber
tudo pronto.
Condenam o
consumismo, mas adoram consumir.
Falam contra a
riqueza mas querem viver como ricos.
Tudo pode ser sonhado mas temos que
racionalmente perceber o que pode ser vivido.
A FRATERNIDADE é
um sonho bem possível de realizar.
Se
você por sorte ou competência conseguiu mais que os outros devote parte do seu
tempo e/ou dinheiro a caridade.
Para terminar o
texto como comecei ... uma filosofia complexa de luz e sombras, uma contradição
que não se contradiz, a racionalidade da emoção ... o paradoxo que esconde a
coerência...
Eu acredito no Socialismo praticado por indivíduos não
por Governos.
“A experiência é uma
lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido.”
[Confúcio]
É paradoxal que
adolescentes se apeguem com tanta “convicção” ao passado enquanto os mais
velhos querem se desprender de certas amarras e pensar o futuro.
Conduzir o Brasil
com ideais das décadas de 50 e 60 é uma lanterna pendurada nas costas, diante
dos resultados, nos mostra mais quais caminhos NÃO seguir.
No contexto da
Educação os resultados são trágicos, temos que tentar o novo.
A provocação desse longo texto veio dessa
entrevista:
O ministro da educação, José Mendonça Bezerra
Filho, diz que trabalha para trocar o atual modelo ""jabuticaba"
por um sistema mais flexível e que o ENEM precisará se adaptar, também promete:
“O BRASIL TERÁ UM BOM
CURRÍCULO NACIONAL.”
👧 O senhor poderia ser mais objetivo em sua crítica?
.
👤 Agora que estou dentro
do MEC, posso falar sem medo de ser injusto.
Sobram no
ministério programas onerosos, sem boa gestão nem cobrança de resultados.
É dinheiro a
fundo perdido.
Olhe um exemplo:
mais de 800 000 professores estaduais e municipais receberam bolsas com o
objetivo de fazer com que as crianças avançassem na alfabetização.
Valor total: 2,6
bilhões de reais.
E sabe o que
aconteceu? Nada.
Quase metade dos
estudantes ainda chega ao 3e ano do ensino fundamental fora do nível esperado
de alfabetização.
Uma das grandes
bandeiras petistas na educação, o PRONATEC também não foi efetivo em sua missão
de colocar no mercado uma multidão de técnicos com aptidões demandadas pela
economia, como fora prometido.
Faltou conectar
os cursos às reais necessidades do mercado e, depois, acompanhar os resultados
de investimento público tão vultoso.
Qual foi o efeito
do ensino técnico na vida do aluno?
Afinal, ele
arranjou emprego?
E que emprego é
esse?
Não se sabe nada.
O que se sabe,
isso sim, é que a taxa de evasão do programa é altíssima: UM DE CADA CINCO
ESTUDANTES SAI.
.
👧O senhor pretende extinguir o PRONATEC?
.
👤 Não, mas vou ajustá-lo
de modo que dê mais retorno às pessoas e à economia.
A contrapartida
para ter dinheiro do Pronatec será ofertar um bom ensino.
Outro alto
investimento federal de grandes ambições foi o Ciência sem Fronteiras, que dá
bolsas a alunos de graduação e pós-graduação no exterior.
.
👧 Qual será seu destino?
.
👤 As bolsas de
pós-graduação já existiam e continuarão a receber o aporte de dinheiro
necessário.
Quanto aos
intercâmbios de graduação, faço duas promessas.
A PRIMEIRA É QUE
VAMOS HONRAR A DÍVIDA GIGANTESCA HERDADA DA GESTÃO ANTERIOR E PAGAR AOS
ESTUDANTES.
A outra é que o
programa será reavaliado radicalmente.
Nenhum país
investe tanto nesse tipo de ação.
Para se ter uma
medida, 3,7 bilhões de reais foram gastos para atender 35 000 alunos.
Isso equivale ao
orçamento total da merenda escolar, que alcança 40 milhões de estudantes.
E detalhe: o
Ciência sem Fronteiras chega em grande parte à classe média.
Defino-o como um
Robin Hood às avessas — tira dos mais pobres para dar aos mais ricos.
Aliás, como regra
geral na educação, apesar de todo o discurso, o PT acabou por privilegiar quem
tem mais dinheiro.
Parece um típico
discurso de oposição.
Os números são
autoexplicativos.
Nos últimos
cinco anos, o dinheiro federal para o ensino superior cresceu num ritmo que é o
triplo do das verbas para o ensino básico, justamente onde tropeça a base da
pirâmide.
Entre os jovens,
1,7 milhão compõe a geração nem-nem — nem estuda nem trabalha.
Eles estão
completamente fora do jogo.
São o retrato de
um péssimo sistema educacional.
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