terça-feira, 17 de novembro de 2020

Situações de Racismo





  

  😒 "Já notou que tudo que é preto é sujo."
 
    Esse café que você está bebendo é sujo ... gosta de sujeira?
 
   😒 "Você é todo preto né?"
 
    A palma da mão é branca, o olho, dente, planta do pé.
    Meu sangue é vermelho, que cor é o seu?


 

  Um dos caras mais "declaradamente" racista que eu já convivi foi no exército.
  Não lembro o nome, acho que era Noel, o apelido Lagartixa.
  O cara não perdia a oportunidade de me provocar, aconteceu no período de internação.
  Ele fazia tantas piadinhas sem graça.
  Na maior parte do tempo eu só fazia expressão de tédio, de vez enquanto respondia alguma coisa no mesmo nível da pergunta.
  Eu era bem fraquinho aos 18 anos, mas ele também era, então nunca me senti ameaçado fisicamente.
  
  O período de internação no exército foi extremamente desgastante, o Lagartixa era só um incomodo a mais.
  Provocações entre "garotos" sempre teve, mas o foco do "Noel" era minha cor.
  No entanto, fora esse papinho furado, não lembro de nenhuma ocorrência digna de nota contra o Lagartixa ... tudo de bom pra ele.

  A ultima lembrança que tenho de uma ocorrência "possivelmente racista" foi numa empresa que prestava serviços para Vivo.
  Precisava de um emprego que não tomasse muito meu tempo porque atrapalharia a preparação para concursos.
  No telemarketing trabalharia pouco mais de 6 horas.
  A empresa ficava perto de casa, estava contratando dezenas.
  Fui para entrevista, umas 30 pessoas na sala para interação em grupo, era a primeira fase do processo.
  Acabou, ficamos aguardando no pátio.
  Não passou nem 10 minutos, uma moça me chamou e visivelmente constrangida  disse que eu estava dispensado.

  -Rápido assim!?

  😟"Um selecionador mandou te dispensar, sinto muito."

  Era um teste, claro que minhas chances de não passar eram grandes.
  Mas só eu fui cortado assim na primeira fase!?

  Não entro nos lugares quantificando as cores dos presentes.
  Logo, se me perguntarem se eu era o único negro ali não saberia dizer.
  O selecionador pode ter antipatizado com alguma atitude minha?
  É difícil imaginar qual.
  Nesse tipo de teste  eu sigo o padrão esperado, filosofia é só na Internet.
  Voltei chateado pra casa, todos os conhecidos que tentaram entrar ali conseguiram.
  Não sou de sentir vergonha pela rejeição ... mas essa me deu uma deprimida.
  Estava em mais um daqueles períodos que as coisas dão mais erradas do que de costume.
  Caraca, na primeira fase!!
  
  Não sei precisar bem, depois de uns 4 meses alguém da empresa me ligou.
  Perguntou se eu podia comparecer no teste de seleção que ocorreria no dia seguinte.
  Não querendo perder meu tempo fui logo falando.

  -Deve ter algum engano, você esta olhando para alguma lista antiga.
   Fiz um teste aí há alguns meses e fui dispensado.

 😐 -Se o senhor ainda tiver interesse pode vir que o aguardamos.

   Fui e dessa vez tudo correu bem, trabalhei na empresa uns 11 meses, saí porque fui chamado em um concurso.

  Foi um caso de racismo?
  Não sei, não tenho elementos suficientes para afirmar isso.
  Imagino que saiba quem foi o selecionador que me cortou.
  O reconheci da primeira entrevista e depois circulando na empresa.
  Mas nunca tive nenhum contato, nem oi.
  Eu iria abordar um cara com certa importância na empresa perguntando porque me cortou em um teste!?
  Além do mais nem tinha como saber se foi ele mesmo quem me cortou.
  Melhor deixar a vida seguir.
  



  Minha experiência pessoal com situações de racismo se resume aos dois textos anteriores, a essas duas ocorrências e muitos xingamentos.

  Se alguém acredita que esta sendo prejudicado por situação de racismo e tem elementos concretos (provas) para afirmar isso, sem duvida deve procurar apoio jurídico.

  Porem, na maioria das situações é meio subjetivo.
  Explico.
  Independente de "raça" tem "santos que não batem", para usar uma expressão bem popular.
  Por "N" motivos uma pessoa antipatiza com outra.

  Minha esposa já teve "treta"  no trabalho com muita gente, na empresa atual e todas as outras que passou, sempre me relatou alguma animosidade com alguém.
  Se fosse "afrodescendente" já iria ficar aquela sensação de racismo, mas ela é "eurodescendente" e definitivamente não é racista.

  Para concluir essa sequência.

  Você garoto(a) negro não deve ficar paranoico com essa coisa de racismo.
  Segue sua vida no estudo, no trabalho, no comportamento ético e os racistas "de fato" não terão poder sobre você.
  Se o cidadão fizer um ato mais contundente vai deixar provas aí é só processar.

  No mais ... até pessoas apaixonadas hoje, daqui um ano podem estar na maior treta da separação. 
  Onde tem gente tem amor, amizade, companheirismo, solidariedade ... inveja, mal entendido, competição ... TRETA.

  Treta não tem cor😏.




Quem acredita nessa "raça"!
(Olha a treta aí gente 😉)



                                        


 

  😠“Você saiu da onda de diminuir as famílias; agora está na onda do racismo; o que é que está havendo?”

     (Comentarista)    


  Não tenho nenhum roteiro programado para escrever textos.

  Sou um Livre Pensador, flutuo pelos comentários e notícias.

  Em longo debate recente sobre racismo um cidadão usou vários argumentos, entre eles o “Teste da Boneca”.

  Isso provocou a atual sequência.

  Qualquer um que quiser que eu comente sobre qualquer coisa basta pedir.

  Por vezes eu já tenho uma boa meditação publicada sobre o assunto e apenas coloco o link.

  Mas se eu achar que vale a pena escrever um novo texto, escrevo, nem que seja por diversão.

 

 “O meu conhecimento é minha distração”.

 

 






 Teste da Boneca.

 



 

  😒 “Você William, acredita mesmo em meritocracia?”

           (Comentarista) 

      

    Claro que acredito.

    Mas a vida é muito complexa.

    NÃO acredito que existe uma “regra de ouro” para tudo.

    Um garoto branco pobre tem as mesmas oportunidades que os filhos do Lázaro Ramos?

   A culpa é dos filhos do Lázaro Ramos!?

          ⇩

  Meritocracia



  

______________________________________ 

2 comentários:

NIHIL METILENE disse...

Acho que o cara que te rejeitou na Vivo foi demitido por haver te cortado. 😐😏

William Robson disse...

Ele continuava lá até minha saída.(Caso foi quem eu pensava)
Deve ter sido uma avaliação pessoal, posso garantir que não era politica da empresa nenhum tipo de discriminação.
Mas foi só uma lembrança que fui buscar para escrever o texto, não é algo que eu fique remoendo.
O que levou ao corte e o que ocorreu para me ligarem depois vai ficar em algum lugar do passado.