segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Níveis de Racismo

  

  Meu sogro era racista?

  Acho que sim, essas coisas poucos confessam abertamente, as vezes nem pra si mesmo.
  Até porque tem níveis de racismo.
          

  Racismo:

  Preconceito, discriminação direcionados a quem possui uma raça ou etnia diferente, geralmente se refere à segregação racial.

(Por Extensão)      

  Comportamento hostil dirigido às pessoas ou aos grupos sociais que pertencem a outras raças e/ou etnias.


[Dicionário] 

 

 

   Vejam que não é necessariamente relacionado a cor da pele, mas para a meditação ficar mais "direcionada" vamos considerar só negros e brancos.


  Segregação racial tem dois tipos.

💣 Aquela mais hostil quando leis são criadas para obrigar a separação.
  Limita o acesso do negro ou do branco nos lugares.
  Por vezes não tem nem uma lei especifica, mas um acordo social muito arraigado na cultura.
  Um bairro onde o branco não deve entrar ou bar que não aceita negros.

  De certo meu sogro não era assim.

💣 Tem a segregação Romeu e Julieta😏.
  Ter algum contato é tolerável, porem compartilhamento de DNA ... já é demais.
   Nesse caso, as etnias/raças não toleram casamentos fora do grupo.

  Nessa questão meu sogro também não era tão radical, ele não se importava com casamentos entre brancos e negros ... desde que não fosse com a filha dele.
  Nunca conversamos abertamente sobre isso, mas sei que isso é bem comum.
  Tipo, o é cidadão super simpático a causa LGBT, mas a decepção é grande quando o filho(a) se assume homossexual.
  Tudo bem com o homossexualismo ... na família dos outros.

  Entretanto, assim como no caso do homossexualismo "geralmente" a família acaba se adaptando.


  Fundamentada em que minha dedução sobre o racismo do meu sogro?
  Ele morava no Paraná.
  Já namorava algum tempo com minha esposa quando ele veio para Campinas, ficou um tempo no Bairro Jardim Palmeiras.
  Fiz minha obrigação, agendar uma visita para me apresentar.
  Ele aceitou, quando soube que eu estava chegando saiu de casa!
  Foi andar pelo bairro.
  Claramente não queria me encontrar, fiquei alguns minutos e fui embora.
  Através de conversas paralelas deu par perceber o incomodo que eu provocava.
  Ainda tinha outra questão, o antigo noivo "branco" da minha esposa tinha bom relacionamento com meu sogro e falou horrores de mim.

  O jeito foi pegar meu sogro de surpresa.
  Depois de algum tempo ele estava morando no Bairro Santa Lucia, eu e minha esposa chegamos sem avisar.
  Me apresentei, o cumprimentei e ... ele foi simpático.
  Eu não bebo, não fumo, sou trabalhador, muito educado em todo lugar que vou, sempre tratei muito bem minha esposa.
  Todo pai quer o melhor para filha, acredito que por meu sogro esperar coisas muito ruins de mim, minhas qualidades como possível genro o surpreenderam positivamente.
  Só sei que entre nós surgiu um carinho muito grande.
  Nos víamos pouco porque tanto ele quanto eu adoramos ficar em casa.
  Seu passatempo favorito era no quintal cuidando da horta.
  O principal "desconforto" entre nós era que ele fazia de tudo para me deixar super a vontade, me tratava com tanta simpatia que eu ficava meio sem jeito.
  Antes de ir embora me fazia levar cebolinha, couve, alface ... numa quantidade que eu tinha que dividir com outras pessoas para não estragar.

  O lado bom de quando as pessoas esperam o pior de você é que basta agir com respeito/educação/responsabilidade que seu conceito vai lá em cima.
  Até um cara chato igual eu, passa a ser legal.

  Depois do primeiro "não contato" com o Lazaro, fiquei preocupado.
  Confesso que lá no Santa Lucia fui receoso de como seria o primeiro encontro.
  Meu sogro agiu com respeito, educação e ali surgiu a semente de um relacionamento encantador.
  
  Valeu Lazaro!
  Descanse em paz!
  Obrigado por me aceitar tão bem como genro, foi uma honra tê-lo como sogro.



 Igual eu, ele detestava ser fotografado, essa foto foi a que consegui arrumar, alguma zoeira feita pelas filhas... momentos felizes.








_____________________________________

Um comentário:

NIHIL METILENE disse...

Essas histórias são muito comuns nas famílias.