quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Filosofar É



 😡 "O cidadão vive da casa para o trabalho do trabalho pra casa, mais 4 horas de transporte público vai filosofar que hora!?"
      (Comentarista)

  Vejo a Filosofia como uma capacidade natural da nossa mente.
  Todos filosofamos, é algo  como andar de bicicleta, nosso corpo tem essa habilidade natural.
  Evidente que sempre tem os mais e menos habilidosos.
  Alguém pode nunca ter andado de bicicleta porque não quis, mas se quisesse aprenderia.

  Com a Filosofia é a mesma coisa.

    Filosofia no seu conceito mais básico é "amor a sabedoria".

a) Meditar de maneira a estabelecer prioridades; para isso é fundamental "conhecer a si mesmo".

b) Agir de forma a conseguir o resultado mais satisfatório possível.

  Se não se interessa em buscar sabedoria não é o fim do mundo, mas a habilidade está aí,  você usa se quiser.

  A "correria da vida moderna" não é nenhum impedimento, aliás se você filosofasse mais a correia nem seria tanta.
  Eu filosofo (busco sabedoria ) em qualquer lugar, em qualquer hora.
  Gosto da filosofia de resultados, pragmáticaaquela que efetivamente muda a vida da gente.
  Vamos a um exemplo bastante ilustrativo.

  Estabelecer prioridades.

  Hoje minha prioridade é cuidar da minha esposa e filhas.
  Ninguém me obrigou a casar, já que casei é sábio fazer que essa situação seja satisfatória.

   

  “Com qualquer mulher posso ter uma aventura, mas com minha esposa eu tenho uma HISTÓRIA.”

 William Robson

 

 

  Saindo da adolescência minhas prioridades eram outras, uma delas era conseguir companhia feminina ... algo natural para idade.
  Porém eu era  muito ruim com as moças, minha grande timidez complicava as coisas. 
  Comecei a filosofar/meditar sobre isso, buscar sabedoria.
  Em qualquer hora ou lugar era possível observar propostas e teorias.
  Para essa meditação vou falar de algo que vem bem a calhar, para perceberem que não precisamos nos isolar, entrar em frequência alfa para filosofar.







  Estava assistindo os Trapalhões naquelas esquetes clássicas que eles tentam conquistar uma bela moça.
  O Didi faz um gracejo para moça,  ela ri e ele diz.

  
-"Se riu é meio caminho andado psit!"

  Eu filosofei, será?
  O mais difícil de chegar nas moças era quebrar o gelo.
  Ser sexy sem ser vulgar.

  Comecei a bolar frases engraçadas que surpreendesse as moças sem ofender, se elas rissem ... era meio caminho andado psit.

   Criei muitas frases para as mais variadas situações, a maioria esqueci, mas tem algumas inesquecíveis.
   Aqui vou escrever apenas três para fins "didáticos" então parecerão grosseiras, mas entenda que eu criava um clima, as frases eram o "fatality".


   

 1 - Na minha fase de solteiro um dos maiores fenômenos musicais foi Michael Jackson.

  Como sou "escurinho" depois de alguma conversa sobre o cantor o fatality era:

  -Vamos fazer um Maicojéquinho?

  Essa nunca falhou em fazer a moça rir.


2 - Se o papo era (digamos) esotérico eu tinha um fatality ótimo.
  Perguntava a moça sobre superstições como não passar de baixo de escada, amuletos, horóscopo, até chegar ao fatality:

 -Você teria algum problema em "cruzar com um gato preto?"



3 - Por último uma bem ousada, que também nunca falhou.
  Para essa eu precisava estar de shorts.
  Conversa vai, conversa vem quando surgia a oportunidade eu perguntava:

 -Quer ver um pintão no meio da minha coxa?

  A moça respirava fundo, arregalava os olhos e quando ia me xingar eu apontava uma pinta que tenho na coxa.



 

   
Não lembro de nenhuma ter se ofendido, se sentido "agredida".
   O Didi tinha razão, se você consegue um riso espontâneo passa a ser considerado uma companhia agradável.

  A vida é interessante, quando dominei a "arte" de conseguir companhia feminina, isso começou a me entediar, mais que isso...
  Algumas moças me desejavam tanto, começou a me doer profundamente não levar um relacionamento a sério.
  Em alguns casos comecei a me sentir um "monstro" em não corresponder a altura tanto "amor" que recebia.
  Meditando bastante cheguei a dedução que era melhor mudar de fase, era sábio buscar um relacionamento sério.
  Com essa nova diretriz, minha esposa apareceu e o resto é historia...


  Com minhas frases e grande conhecimento sobre uma infinidade de assuntos minha vida de solteiro foi satisfatória.
  Dessa fase ainda me sobrou uma característica no linguajar que não consegui apagar completamente ... não achei necessário.
  (Também "culpa" dos trapalhões.)

  Certas vez o Didi viu uma moça muito bonita.
  Ela queria pedir uma informação a ele.
  Ao ver aquele monumento ele disse?

  -"Fala tes ... ouro!"

  Eu ri demais.
  Todo mundo percebeu que ele iria falar "tesão".
  Mas a disfarçada foi uma tirada de mestre.
  Só sei que eu viciei em chamar colegas mulheres de tesouro, vem  naturalmente, faz tempo que é sem nenhuma malícia.

  Mantenho porque ... ameniza meu jeito um tanto "androide".
  Depois de meditar bastante percebi que ser "robótico" atrapalhava meu convívio social. 

  Os colegas homens são "companheiros".
  O Didi falava "campanhero".

  Tudo me serve para filosofar, musicas, filmes, noticias, conversas...

   

  Nessa "longa estrada da vida" cheia de "encontros e despedidas" e de tanta Filosofia ... "não aprendi dizer adeus."



 

  
  Vida longa e próspera a todas "as tesouros" e "companheiros" que fizeram e fazem parte da minha vida.

Mande notícias
Do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço
Venha me apertar
Tô chegando...

Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero...

Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega prá ficar
Tem gente que vai
Prá nunca mais...

Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai, quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim chegar e partir...

São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem
Da partida...

A hora do encontro
É também, despedida
A plataforma dessa estação
É a vida

[Encontros e Despedidas ☛♫♫♫♫ ]







     

 


  Por isso que “quando tenho” um alvo eu marco a pessoa.
  Ela pode não ler, mas a mensagem é DIRETA 😏 minha parte eu faço.
 
  Em geral “não tenho alvos”, meu primeiro objetivo é a distração, escrever é um lazer ...  confesso que meio compulsivo.
  O segundo objetivo é popularizar a Filosofia tanto quanto possível, posso pouco ...

 

  




.