sábado, 15 de julho de 2017

Moral da História

  Na adolescência me encantei com um livro que emprestei da biblioteca municipal, "Contos da Carochinha".
  Eram historias infantis que prendiam minha atenção.
  No final tinha uma "moral da história".

  Vou resumir uma do jeito que lembro.

  Estavam conversando na beira do lago o peixe, o coelho e o corvo.
  Cada um exaltava sua principal habilidade.
  O peixe falava de como nadava bem, o coelho de como corria e o corvo de como voava.
  Um pato estava por ali e botou a maior banca.

  “Eu corro, nado e voo.”

  Nesse momento eles percebem que um urso faminto avança velozmente.
  O peixe afunda no lago, o coelho corre, o corvo voa.
  O pato demora a decidir o que fazer; é melhor nadar, voar ou correr?
  O urso pegou o pato...

  Moral da história:
                                                  


 "É melhor ficar muito bom em uma coisa que mediano em várias."

 

 

  Geralmente eu concordava com a moral apresentada, mas minha mente entrava no modo automático de "ponderações"...

  A vida não é exata, NADA garante o sucesso ou “fracasso”.

  No caso do colega pato ele é mais eficiente voando, deveria ter feito isso.

  Aplicando essa “lição de moral” na vida real podemos pensar em profissão.
  Se ficar muito bom em uma profissão pode se destacar nela, ganhar bem, comandar.
  Se ficar mediano em várias vai ganhar mediano e será comandado por alguém que se destaque.
  Se não se dedicar em nada ... tudo vai ficar por conta da sorte.

 Outra coisa a destacar nesse conto é que o companheiro pato morreu por pensar demais!?

  Cuidado para não se perder em eternos questionamentos.
  Por mais que a gente planeje ... nada é garantido.
  Se esta em duvida entre duas profissões, sorteie uma e toque o barco, melhor do que desperdiçar um ano pensando.
  A não ser que você queira exatamente isso, um ano de folga sem pressões e compromissos.

  Quero dizer que o pensamento tem que caminhar para alguma decisão, algum posicionamento.
  Planejar ficar 1 ano sem assumir compromissos é uma decisão.
  Ficar "nem-nem" é desperdiçar tempo.
  (Jovens que não trabalham nem estudam.)

  Na duvida do que fazer, o cidadão não faz nada.
  Mas o "urso tempo" não esta nem aí, passa e leva sua juventude junto...

                                                  


 “Os vícios são o enlouquecimento das virtudes.”

 

 

    

  Pensar, meditar sem dúvida é uma virtude, mas em excesso vira vício danoso...


  




Carolina

Nos seus olhos fundos

Guarda tanta dor

A dor de todo esse mundo

Eu já lhe expliquei que não vai dar

Seu pranto não vai nada ajudar

Eu já convidei para dançar

É hora, já sei, de aproveitar

Lá fora, amor

Uma rosa nasceu

Todo mundo sambou

Uma estrela caiu

Eu bem que mostrei sorrindo

Pela janela, ói que lindo

Mas Carolina não viu

Carolina

Nos seus olhos tristes

Guarda tanto amor

O amor que já não existe

Eu bem que avisei, vai acabar

De tudo lhe dei para aceitar

Mil versos cantei pra lhe agradar

Agora não sei como explicar

Lá fora, amor

Uma rosa morreu

Uma festa acabou

Nosso barco partiu

Eu bem que mostrei a ela

O tempo passou na janela

E só Carolina não viu

Eu bem que mostrei a ela

O tempo passou na janela

E só Carolina não viu...

 

♫♫♫♫

 


  

 










_______________________________

Nenhum comentário: