sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Novo Olhar

     
      "O viver é uma corrida para a morte." 
     (Dante Alighieri)



   Já falei sobre vivermos em uma espiral, no centro dela esta a morte, o que virá depois é difícil saber.
 
  Há muitas crenças e especulações.
  O que temos de fato é a vida aqui e agora, é nela que temos que focar nossas tentativas de melhorias individuais e sociais.
 
  Recentemente ocorreu um acidente onde um rapaz de 20 anos que tinha bebido um pouco de vinho, acelerou seu carro a 140 Km/h dentro da cidade, bateu em uma mureta e morreu.

  Sua acompanhante que milagrosamente não sofreu nenhum arranhão disse que ele era acostumado correr, até andava de kart.
  Podemos presumir que o comportamento irresponsável do indivíduo nem ao menos foi provocado pelo vinho.
  O acidente pode ter sido facilitado pela redução dos reflexos, mas o comportamento de dirigir acima do limite de velocidade era algo habitual.


   Chega a dar raiva não é mesmo?

  Um cara jovem, saudável, bem de grana (para tão jovem estar com um ótimo carro), uma belíssima garota do lado e tanta IRRESPONSABILIDADE!
  Fico confortado por ele ter se matado sozinho sem arrastar com ele outras vitimas inocentes, sabemos que nem sempre é assim.
  Um caso desse passa na TV e logo vem uma porção de gente dizer que nossa juventude esta fora de controle, que os pais não deveriam permitir que ele tivesse carro, que a bebida deveria ser banida da face da Terra...


  Devemos fazer de tudo para proteger o indivíduo "dele mesmo"!?

  Acontece que como repito varias vezes, a grande maioria dos jovens que tem esse privilegio de ter um bom carro logo cedo, tiram suas carteiras de habilitação e dirigem com responsabilidade, eu nunca entendo porque as pessoas de bom comportamento tem que ser também penalizadas pela ação dos irresponsáveis.
  É bem mais lógico punir os irresponsáveis que são em numero muito menor.
  Escolhi esse caso porque é referente a um indivíduo bem nascido.

   Canso de ver buscarem ATENUANTES para crimes na pobreza e má distribuição de renda.
   Por estes dias também comentei o caso da garota gestante de 16 anos que perdeu seus filhos gêmeos por falta de bom atendimento no hospital publico de Belém.
  Tudo foi dito de todos os ângulos possíveis menos uma coisa que eu também não comentei para não parecer ainda mais frio diante do ocorrido.


 
O que leva uma mulher de 16 anos acreditar que esta pronta para ser mãe?


  Porque não vai estudar, trabalhar ou pelo menos usar um eficiente método anticoncepcional!?


  Quero dizer que independente de qualquer coisa muitos indivíduos nascem com pouco senso de CIVILIDADE.


  A atenuante que temos dado para eles é que "são coisas da idade" ou "coisas da opressora sociedade moderna" o que definitivamente não são.


  Quais minhas sugestões para esses casos?
  São muitas, mas não adianta expô-las se a sociedade em geral não analisar a irresponsabilidade individual com um outro olhar... então permanecemos nesta irresponsabilidade coletiva com o inocente pagando pelo pecador.


 “Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra.” 
    [Mateus 5:39]

   Prefiro resistir ao mal.
   Resistir em praticá-lo ou recebe-lo.
 
   Essa lógica entra em sua mente?






                                            

  


  Eu defendo leis que protegem o indivíduo de si mesmo.   
  Por quê?
  Por que o que acontece com um indivíduo irresponsável afeta direta e indiretamente terceiros.
  Dirigir embriagado por exemplo pode afetar terceiros no caso de um acidente!
   Usar celular ao dirigir, não usar cinto de segurança etc.   
   Se alguém quer se matar é um problema dele!
   Mas que não prejudique a terceiros.
   Usar drogas também deveria ser permitida, desde que não prejudique a terceiros.
   Até porque proibir tem causado muito mal a quem nada tem a ver com o viciado.


 



  


As leis que você citou protege os outros indivíduos, o que eu obviamente concordo.
  Você não entendeu a profundidade do meu questionamento.
   Vou tentar ser mais claro.
   Veja o caso das drogas.
   Devemos proibi-las por que ALGUNS PERDEM O CONTROLE E SE VICIAM.
   O mesmo serve para apostas (tipo cassino), bebidas, cigarro, drogas.
 
  Mais um exemplo.
  Eu William não posso comprar uma arma para autodefesa, porque alguns indivíduos em um momento de fúria podem fazer uso indevido dela mesmo sendo pessoas “normais” ... no sentido de não serem pessoas que optaram por uma vida de crimes.
 
  Ou seja, muitas das nossas “proibições” são em função de proteger o indivíduo de suas próprias escolhas ou tendências.

 

  





 

  


 “No caso do ensinamento cristão vale a pena seguir porque não vale a pena retribuir o mal com o mal.

  É melhor retribuir o mal com o bem.

  Mas isso não significa que é errado se defender de uma agressão!

  Temos o direito à legítima defesa e até mesmo matar para salvar a nossa vida e a de terceiros.

  Mas muitas vezes basta apenas deixar pra lá ou se retirar quando os ânimos estão exaltados.

  Tenho visto muitos partirem para a violência por motivos fúteis.”

 

  


 

Prefiro o ensinamento de Confúcio.

  (Ou pelo menos atribuído a ele)

 

  “PAGUE O BEM COM O BEM E O MAL COM A JUSTIÇA.”

 

  




 

  


"No final das contas dá no mesmo!
  A sabedoria não vem de divindades mas do próprio ser humano.
  Valores morais e a ética são consequências da evolução humana."
 

 
  Não dá não.
  Se eu te dou um tapa no rosto e você oferece a outra face é uma ação.

  Se eu revido a agressão ou entro com um processo jurídico é outra.

  Em uma ação eu resisto ao mal, na outra não, me entrego na “esperança” de uma “dor na consciência” ...

  Nunca vi um estuprador se arrependendo do ato, a não ser que seja preso.
  (Só um exemplo)
 

  





.

6 comentários:

deusa primavera disse...

Hohó!

Olá,sr.William.

Ao rapaz que morreu,não poderia mesmo ter sido dado um carro de presente.
Os pais conheciam a incautez dele,certo?
Mesma coisa que dar uma arma de fogo para um louco...
...e de todo jeito, a bebida o prejudicou.
A experiência que ele tinha "de correr"-foi esquecida,por causa da embriaguez.

As meninas que gestam...não o fazem de propósito.
...antes -eu achava que isso acontecia.
Uma senhora adulta,que vai ser mãe em condições difíceis,o faz,por um "instinto de teofania".(ainda voltarei a falar nesse tema)
A garota,o faz por desconhecimento,falta de ocupação,e por incautez excessiva nos primeiros namoros.

Essas meninas teriam que ser mais orientadas sobre essas questões nas escolas,nos postos de saúde,e nas igrejas que talvez frequentem.

Tem sim,- aquelas que tem filhos porque querem- e por uma questão de curiosidade sobre como "é cuidar de outro ser".
Mas,são casos mais raros.

Ainda mais lá no Norte e no Nordeste, as histórias "são outras".
E não desculpam um mau atendimento hospitalar.
Que com certeza,está fazendo muito mais vítimas.

A vida é para ser tratada direito,em nossa sociedade civil.
Para isso,nós a financiamos com nosso "capitalismo".

Hã...eu reli o texto postado pelo sr-no "Filosofia Matemática"- e aproveitando o ensejo,fiz mais um teste com o antispam,e nada.
Enquanto isso,vamos ficando por aqui mesmo.(kkk...)

Mais uma vez, direi que me solidarizo com aquelas idéias,embora eu não lembre mais o que eu comentei em outros textos.

Avisarei que,por enquanto- vou proceder do mesmo jeito que procedi no blog azul,por um tempo.
Textos "avulsos" que eu escrever(a não ser quando for para serem vistos logo)- sempre vou postar no espaço de réplicas da primeira mensagem de "baixo para cima" no blog.
(até eu ter um texto ou poesia em destaque)

Então,é isso.
Vou dar uma olhada na web,e se eu não voltar,então,até à noite.

Uma boa sexta feira ensolarada a todos.
(mais uma vez,parabéns pelo novo blog,-é agradável escrever aqui- parece um caderno de escola...)

---

William Robson disse...

“A garota, o faz por desconhecimento, falta de ocupação, e por incautez excessiva nos primeiros namoros.”
*****************************************************
Ah, coitada! Isto só acontece com ela as outras garotas depois dos 10 anos já pulam para os 25...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
Como eu disse, a primeira vez é lamentável, falta de sorte, mas desculpável, o que vem a seguir é irresponsabilidade mesmo.
Mas hoje estou sem tempo o titulo já diz tudo é preciso um NOVO OLHAR.
Bom dia a todos!

teste disse...

teste

primavera com chuva disse...

Olá,sr.William.

Os antigos dizem que "mente vazia é "oficina do "moço de chifres".
A essas adolescentes, falta ...objetivo,e sobra tolice.

Vi sua réplica ontem,mas só estou conseguindo comentar agora.

Pedirei uma orientação.
É raro eu fazer isso,mas é convosco que converso sempre,portanto, normal tal coisa.
Minha internet sai do ar,toda sexta feira.
Reclamei na operadora- e a mesma internet melhorou nos outros dias,mas não ontem.
O sr. conhece a Claro,ou a Oi?
Pago "dois gigas"(na TIM) por mês,e me garantiram que quem usa a internet principalmente, para ler e escrever,não precisa mais.
Nunca tive "surpresas" na fatura-,e apesar das imagens que gosto de ver aqui, acho que ainda não passei do limite,no uso.

Pode ser que a maior culpa seja do modem- que talvez precisarei trocar,mas na incerteza, peço esse "conselho".

É dureza pagar trinta dias,e usar vinte e seis.
Se estou julgando mal a operadora, e se tudo se regularizar,com outro dispositivo de conexão,depois escreverei um texto,contando tudo.

Por favor, responda essa mensagem,quando lhe for conveniente.
Ou fale que "não sabe",se não souber.
Consultarei outros nichos na internet,ao Rico(o Alarico),ao sr.Hosaka.

Agradeço ao seu "dispor".
Não "estive num bom mundo",ao não conseguir responder sua réplica,ontem.(eu pensei,...que chato...rs...)
Fica o aviso de que posso sumir derrepente,e ficar dias sem aparecer.
Se isso se der,o senhor saberá que está tudo bem comigo, mas que eu esperarei a semana inteira,para ir em outra operadora, regularizar a internet.
Tentarei agora "fazer algo bom" em nossos sites,nessas horas.(antes do seu texto de hoje,aparecer)

Estou "presente" ainda.

William Robson disse...

“É dureza pagar trinta dias, e usar vinte e seis. Se estou julgando mal a operadora,”
***********************************************************
Já escrevi um texto sobre isto, mas irei escrever outro, não agora.
O que posso te dizer é que não adianta muito mudar de plano ou operadora.
Mais e mais brasileiros estão tendo acesso a rede e ela esta saturada.
As empresas até poderiam investir mais, acontece que o “ambiente não é seguro”.
Veja a pataquada que esta sendo a organização da Copa.
Se o Governo SEM CRIAR ESTATAL se preocupasse em melhorar nossa Banda Larga como se preocupa com Trens Balas ou compra de Jatos franceses...tudo seria rapidamente resolvido como foi com o acesso a celulares no período FHC.
Fique com o plano baratinho mesmo, seu problema não é exceder o limite de gigas.
O seu problema é o de todos nós, uma banda larga que deixa muito a desejar.
Tenha paciência, esta droga de virtude...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

eu finjo ter paciência disse...

Vou tentar uma "filosofia grega".

A paciência é vista como virtude, quando os que a tem,são bem nascidos,e "tem destaque".

É vista como tolice, nos "remediados".

E não é nem percebida nos "bobões ou nos não-sortudos".
No caso dos últimos,é a Sorte que pensa que tem paciência com eles...
(haja...paciência)

Brigada por ter dito o que disse.