segunda-feira, 10 de maio de 2021

Tragédias

 

 "Se a morte faz parte da vida, e se vale a pena viver.

  Então morrer vale a pena, se a gente teve o tempo para crescer.

  Crescer para viver de fato, o ato de amar e sofrer.

  Se a gente teve esse tempo, então vale a pena morrer."

   [Gilberto Gil]

 

♫♫♫♫

 

  Teve uma fase de leitura que me interessava muito por biografias.
  Pessoas que tiveram tempo suficiente para crescer, a maioria chegou a envelhecer.

  Vidas curtas, em geral, não tem muito material para analise.

  Me concentrava principalmente nos pontos altos e nas "tragédias".
  Foi lendo biografias que cheguei a um meio termo sobre destino.
  Não acredito que tudo esta pré definido por alguma lei do universo (ou entidades), mas me parece que algum controle há, a não ser que ignoremos certas ocorrências e consideremos tudo coincidência.

  Muitas pessoas dizem que as coisas são complicadas pra mim porque sou "negativo".
  Em primeiro lugar não me considero "pessimista".
  Igual a maioria das crianças fui cheio de sonhos e esperança, claro que pensava "positivo".
  Na minha adolescência teve a fase da "leitura de auto ajuda", li incontáveis livros.
  Tinha até um que carregava sempre comigo, era cheio de pensamentos inspiradores, em situações difíceis lia ele e a Bíblia.

  Conforme minha vida foi deixando de ser "curta" comecei a identificar certos padrões, infelizmente não me favoreciam.
  Isso foi me deixando "realista".

  Ainda não li nenhuma biografia que a vida fosse 100% boa, problemas todos tem.
  Vejam que estou falando de pessoas de relativo sucesso.
  Na biblioteca encontramos biografias de grandes inventores, pensadores, artistas, governantes, empresários...

  Nós "pessoas comuns" temos nossos testemunhos.
  Gosto de ouvir as historias das pessoas, os pontos altos evidentemente não são muitos nem grandiosos, as tragédias sim, algumas são desesperadoras.

  Mas essa meditação é para falar de padrões, coisas na vida das pessoas que parecem ser um "karma".

  Exemplo.
  Não cheguei a ler a biografia de Sharon Stone, nem sei se existe.
  Estava zapeando a TV, parei em um breve documentário sobre ela.
  Fora seu QI de 154, o que me chamou atenção foi sua dificuldade para ter filhos.
  Mais precisamente levar a gestação até o fim.
  Ela queria muito ter filhos.
  A principio não seria nada de excepcional, muitas pessoas são estéreis.
  Mas no caso dela nenhum dos caríssimos médicos que consultou soube explicar o porque da ocorrência.
  Seu organismo era praticamente perfeito para gravidez, mas quando acontecia não chegava até o fim.

  Uma de minhas irmãs teve dificuldade para engravidar, o diagnostico foi endometriose (se não me engano) fez tratamento teve duas filhas encantadoras.

  Não sou paranoico (acho 😊) mas nossa medicina tem conhecimento profundo sobre tudo que ocorre no processo de gravidez.
  O fato de nem ao menos diagnosticarem qual o problema em Sharon ... me provoca mentalmente.
  Tá, pode ser algo extremamente raro, nossa ciências esta longe de ter respostas para tudo.
  Porem, mantenho minha mente aberta para algo "metafisico".

  Me coloco no lugar das pessoas para entender melhor suas tragédias.

  Não querer ter filhos é aceitável, crianças dão muito trabalho, nem todos nascem ou desenvolvem o desejo da paternidade.
  O normal/natural é que o instinto de preservação da espécie nos leve em algum momento a querer muito ser pai/mãe.

  Por algum motivo você é diagnosticado estéril sem nenhum tratamento possível, é uma situação desagradável, mas aceitável.

  Os médicos dizem que o casal é satisfatoriamente saudável e a gravidez não acontece ... "por que Deus"!

  Parece que aquela dificuldade foi colocada na sua vida, algo que "tinha que acontecer".

  Logo, nenhuma vida é maravilhosa porque todos temos nossas tragédias, alguns mais que outros.

  Você olha de longe, algumas vidas parecem maravilhosas, esplendorosas, mas ao se aproximar através de uma biografia "séria" vê que toda coroa tem seus espinhos.

  Nesse caso da Sharon a pior parte é o aborto espontâneo.
  Sei lá, se a gravidez nem começa, você já se prepara para não ter filhos ou buscar adoção.
  Quando começa, a mulher sente o bebe desenvolvendo, toma todos os cuidados, se enche de sonhos, esperança ... o aborto acontece.😭

  Um dia me perguntaram, qual a maior dor?
  A obviedade veio automaticamente na minha mente.

  A DOR QUE DÓI NA GENTE! 

  Todos temos as nossas, que por vezes parecem pouca para quem olha de fora, mas ... como dói dentro da gente...

  Na vida amar é inevitável, sofrer também.
  Se você teve esse tempo, morra em paz ... amém?

  *O Companheiro Sócrates deseja encerrar essa meditação, é sempre  uma honra.

    "Mas eis a hora de partir.
      Eu para morte, vós para a vida. 
     Quem de nós segue o melhor rumo ninguém o sabe, exceto os deuses."
  [Sócrates]
 
  
Decifra-me ou te devoro!

  

Encosto
 





_____________________________________

Nenhum comentário: