quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Ruminar Escrituras

 



 

   

 Bruno: Certo, William, mas se a Bíblia fosse só um símbolo ou objeto de fé, como explicas sua influência tão profunda na história, cultura e sistemas legais?

  Se partes do texto contêm erros e imprecisões que se acumulam, não estamos lidando com uma narrativa que, em sua totalidade, merece ser avaliada historicamente?

  Sua postura soa como um negacionista que ignora os dados arqueológicos e linguísticos para manter uma interpretação meramente simbólica? 


William: As culturas sumérias, gregas, romanas, otomanas ... com seus diversos escritos também influenciaram em tudo que temos hoje, nos mais diversos tipos de sociedades constituídas.

  Tabuinhas de cuneiforme, Torá, Corão, Bíblia, Vedas, Odisseia ... pode escolher. 😏


  Quem quer ficar "ruminando" escritos antigos que fique, só não espere que todos façam o mesmo.


Bruno: Então, cada tradição tem sua influência cultural, mas se ignorarmos os anacronismos e inconsistências internas dos textos, que a arqueologia e a linguística evidenciam, não estaríamos abrindo mão do rigor histórico?

 A influência de qualquer escrito, seja a bíblia, os vedas ou a odisseia, não valida sua veracidade literal, não é a crítica sistemática dos dados, que nos permite distinguir o símbolo da realidade histórica?

 

William: Se esse é seu passa tempo, faça isso.

  O meu é filosofar sobre questões contemporâneas.

  Acho mais pragmático.


Bruno: Vou dar um exemplo.

 Como vc explica o fiasco apocalíptico de 2012, quando interpretações errôneas do calendário maia, (desmentidas pela decifração dos grifos e evidências arqueológicas), levaram a uma previsão infundada do fim do mundo?

 Isso não ilustra que anacronismos e inconsistências, quando ignorados, podem afetar profundamente nossa compreensão histórica e influenciar comportamentos em massa? 

 

William: Sério que você pensou que era o fim!?

  Impressionante.

  Pessoas do meu tipo não deram a mínima pra isso.

  Que esse planeta um dia vai deixar de ser habitável é inegável, pode ser hoje ou daqui milhões de anos.

   Se nem nós sabemos, imagine os antigos.



  


Símbolos Cristãos - Link


✧✧✧

Nenhum comentário:

Postar um comentário