Uma
grande montadora que emprega milhares de pessoas está prestes a quebrar.
O governo deve:
[Questões Revista
Veja]
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a) Salvá-la e
assumir sua administração.
Os empregos serão salvos, mas os
administradores não se beneficiarão disso.
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“Salvar a
Empresa”!
Para isso
acontecer temos que supor que o Estado é melhor administrador de empresas que a
iniciativa privada algo que no geral não observamos.
Se os Governos
tivessem sido bons administradores a crise de 2008 não teria acontecido.
Os Governos
falharam na fiscalização do Mercado.
Quanto ao
administrador particular temos que avaliar o grau de incompetência, o que foi
culpa de má gestão ou uma sequência de eventos acima de seu controle.
Veja um exemplo:
O México aumentou
sua produtividade, digamos que um carro que custa 20 mil para produzir lá,
produzimos por 30 mil aqui [só um exemplo didático]
É evidente que o
México vai exportar mais e empregar mais gente.
Com o
protecionismo econômico você mantém o mercado interno cativo porque Brasília
aumenta as taxas de importação do carro feito no México.
Tá você “salva” o
mercado interno acontece que ele não absorve toda capacidade de produção.
Se a Ford Brasileira exportava 300 carros por
mês para países da América Latina vai deixar de exportar porque obviamente os
países preferirão comprar carros do México que custam mais barato.
Se as vendas da
Ford diminuem, não faz sentido produzir para deixar os carros apodrecendo nos
pátios, é melhor diminuir um turno ou deixar parada uma linha de produção.
Aqui no Brasil
amarramos os pés e as mão do administrador nessa situação, jogamos ele no mar e
queremos que a empresa sobreviva!
Por pressão do
Governo e dos Sindicatos não pode reduzir salários, não pode demitir, não pode
nem desistir da fábrica e fechar o negócio!
Os caras não
entendem aqui o conceito de LUCRATIVIDADE.
Defendem que o
empresário deve trabalhar apenas para ajudar o país mesmo que tenha prejuízo ou
que saia mais lucrativo produzir no México ou na China...aí fica difícil.
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b) Salvá-la e criar um plano de gestão que
deverá ser seguido pelos administradores.
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Se for comprovada a incompetência do
administrador ele deve ser destituído, a Empresa entraria em concordata e
aguardaria ser comprada.
Se o Governo por
algum motivo quer manter a empresa nas mãos de um grupo brasileiro e tem algum
grupo com capacidade para isso é aceitável que trabalhe nesse sentido.
Se não tem nenhum
grupo nacional em condições a saída técnica é buscar um investidor estrangeiro,
PRAGMATICAMENTE a empresa continuará ativa e os empregos mantidos.
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c) Salvá-la e assumir sua administração até
que ela possa atuar sozinha novamente.
A ajuda em dinheiro deverá ser paga assim
que a situação se normalizar.
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Humm... os Estados Unidos são um caso
especialíssimo.
O Dólar está
presente no mundo todo, é a principal moeda do comércio internacional.
O Euro por um
tempo parecia que iria estabelecer uma concorrência saudável, mas com a crise
na Europa o Dólar seguirá por muito tempo firme e forte.
Quando o Estados
Unidos imprime dinheiro ele dilui sua inflação com o mundo todo.
De uma certa
forma o mundo todo pagou pela irresponsabilidade Americana e claro também se
beneficiou da pujança econômica antes da crise.
No caso do Brasil
[e do resto do mundo] imprimir mais dinheiro sem o
correspondente em produtividade vai gerar inflação apenas internamente.
Quero dizer que o
rombo da GM e Ford era tão grande que só os Estados Unidos poderia salvar essas
empresas por ter essa situação privilegiada na economia mundial.
Outros países
inevitavelmente sofreriam duras consequências econômicas.
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d) Deixá-la quebrar.
Usar dinheiro público para salvar
incompetentes e ineficientes é um atalho para o atraso econômico e social.
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Para a maioria das situações o melhor é isso
mesmo por mais que doa.
Precisamos
analisar se a administração realmente foi incompetente ou se está cercada de
uma infraestrutura superada, INEFICIENTE.
Se nossa soja
chega mais cara lá fora é porque nossas estradas e portos são pessimamente
administrados pelo Estado.
Observe que não é
incompetência do nosso agronegócio é incompetência do Estado que deveria cuidar
bem da infraestrutura ou privatiza-la.
Cabe a nós
cidadãos [empresários ou não] elegermos administradores competentes.
Não podemos ficar
simplesmente nessa TRADIÇÃO de dizer que o empresário não produz mais e melhor
apenas por incompetência, apenas porque não quer...
"Vejam que interessante, se eu sou um
Rico Empresário e sou a favor da privatização dos portos porque financio
políticos que não se propõe a fazer isso?"
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