“O
PT distribuiu panfletos afirmando que a cobrança de ônibus por trecho custaria
o emprego dos que moram mais longe do centro.”
Como seria se não houvesse
distorção na tarifa de ônibus?
Vamos audaciosamente
onde nenhuma mente brasileira jamais esteve.
Não vou
engana-los, se eu fosse capaz de projetar com precisão tudo que iria acontecer
com certeza seria um dos maiores gênios que já passou pela Terra.
Mas eu não ser
muito esperto traz uma vantagem para esse texto, se eu entendo qualquer um é
capaz de entender e isso é muito bom.
Usando o
Capitalismo da maneira certa sem dúvida o sistema de transportes seria muito
mais eficiente e nossa vida seria bem mais tranquila que a atual, pelo menos ao
que se refere a nossas idas e vindas do trabalho ou de outro compromisso
continuo.
Hoje em dia como
a tarifa é a mesma as pessoas não se preocupam onde irão trabalhar, a distância
do local de trabalho não faz parte do planejamento de suas vidas.
Para as empresas
também não, basta o bairro da pessoa ter disponibilidade de ônibus coletivo e
tudo bem, como todos os bairros tem transporte público, a distância não é
levada em conta.
Mas e se a cobrança for por trecho como propôs Celso Russomanno?
Se ao contratar
um trabalhador que mora longe aumenta os custos, as empresas irão dar
“prioridade” para contratar quem more mais perto...isso é EXCELENTE!
Trabalhar perto
de casa é muito bom!
Fico vendo
algumas reportagens em São Paulo e Rio de Janeiro onde o trabalhador demora 2
horas para ir e 2 horas para voltar do trabalho, como o transporte está sempre
lotado são 4 horas por dia de sofrimento.
Se você trabalha
5 dias por semana são 20 horas perdidas de sua vida a cada semana. É muita
coisa.
Minha mente entra
em vórtice quando observo essas coisas que não fazem sentido.
Como uma pessoa
pode não levar em consideração perder 4 horas por dia!?
Se você consegue
dormir 7 horas por noite seu tempo acordado é de 17 horas, isso significa que
de seu tempo acordado cerca de 25% é todo desperdiçado indo e voltando do
trabalho!
Por vezes há
empresas perto da casa do cidadão, mas ele consegue emprego em uma do outro
lado da cidade, não raro no mesmo ramo de atividade.
Tem uma lanchonete
McDonald's há 5 quilômetros da casa do indivíduo, mas vai trabalhar em outra
que fica a 20 quilômetros cortando o trafego pesado do centro da cidade.
Portanto
estimular as empresas a dar prioridade a pessoas que morem nas proximidades é
excelente em praticamente todos os sentidos, desafoga o transito, diminui o
consumo de combustível, diminui a poluição, melhora a qualidade de vida do
trabalhador.
Distância do
local de trabalho deveria ser uma preocupação do indivíduo, o tempo que ele
perde no transito afeta diretamente sua qualidade de vida.
A distância de
minha casa até o local de trabalho sempre teve um peso muito importante.
Hoje em dia além
de avaliar a distância temos que levar em consideração o transito, se eu for
perder mais de 1 hora e meia no transporte entre ir e vir eu praticamente
descarto, se perder mais de 2 horas com certeza eu descarto a não ser que seja
algo muito compensador.
Trabalhei anos na
cidade vizinha de Indaiatuba, mas a pista é boa, o carro da empresa me pegava
na porta de casa, entre ir e vir dava em média 1 hora e 20 minutos.
Hoje em dia antes
de uma empresa se instalar ela faz uma pesquisa de mão de obra disponível no
local.
Uma empresa
grande vai se instalar onde tem mão de obra disponível, ela vai onde o povo está.
É muito difícil
uma empresa de grande porte que não tenha fretamento de ônibus.
Essa pratica iria
ser ainda mais incentivada, porque dependendo da distância que o funcionário
mora, a cobrança por quilometro do ônibus coletivo pode ficar mais cara que o
fretamento de ônibus.
A empresa iria
cortar custo ao mesmo tempo que ofereceria um transporte mais digno aos seus
empregados.
[Não se esqueçam que
a cobrança máxima descontada em folha é de 6% do salário, já temos esse
subsidio Federal]
Pense bem!
No ônibus
coletivo geralmente você tem que fazer baldeação, no fretado não, você entra
nele e desce dentro da empresa, vai sentado, sem ser encoxado...☺
Por todos os
ângulos que olhamos NÃO permitir distorção no preço da passagem e cobrar por
quilometro rodado iria forçar toda a sociedade a repensar a distância e o jeito
de se transportar para o trabalho, iria nos trazer para REALIDADE.
Buscaríamos a
maior eficiência, com ônibus entre bairros por exemplo.
Hoje em dia mesmo
você não tendo que passar pelo centro acaba passando porque ali é um ponto
obrigatório de baldeação.
Sempre
que cobramos o preço justo o sistema e tudo a sua volta vai se ajustando quase
a perfeição como uma máquina bem lubrificada e com todas as engrenagens bem
posicionadas.
Quando criamos
distorções de preços somos obrigados a compensar fazendo gambiarras, adaptando
engrenagens, colocando calços como compensações, ficando com a máquina
comprometida e pouco eficiente.
Aqui no Brasil chamamos
gambiarra de “jeitinho.”
Quando tem gás
encanado na casa é obrigatório usar uma mangueira trançada com malhas de aço,
mas como ela é cara alguns dão um “jeitinho” colocando uma mangueira comum ... o
sistema fica comprometido.
Aumenta o risco
de vazamento e por consequência explosão
Conheci pessoas
que sempre que o carro dava algum problema nem pensavam em comprar peças
originais, elas são muito caras.
Também preferiam
usar aquele mecânico amigo que aparentemente lhe dava algum desconto.
Com peças de
segunda linha e profissional de competência questionável o carro vai perdendo
sua confiabilidade, começa a quebrar no meio do caminho.
Chega uma hora
que fica difícil identificar o problema até para um bom profissional.
O carro está tão
cheio de gambiarras que é melhor passar para frente e comprar outro.
Da até dó de quem
comprar “carro Frank Stein”.
O que eu posso
dizer a vocês?
O que parece
barato por vezes sai muito caro, perdemos muito tempo e dinheiro.
Custa nosso
FUTURO.
Lá no passado não
muito distante nossos governantes priorizaram o uso de carros, ônibus e
caminhões no transporte público e de cargas.
Deixamos trens e
metrô de lado.
Sabiam que:
“No dia 10 de janeiro de 1863, começaram a
circular regularmente os metrôs em Londres.
Um exemplo logo seguido por várias outras
metrópoles, que também canalizaram o transporte público para debaixo do solo.
O primeiro metrô do mundo foi criado por pura
necessidade. No começo do século 19, as ruas da capital britânica estavam
completamente entupidas de carroças, carruagens e ônibus de dois andares
puxados a cavalos. O criador do trem subterrâneo em Londres, Charles Pearson,
disse certa vez que a única solução para os constantes engarrafamentos era
transferir o transporte coletivo para cima de viadutos ou para debaixo da
terra.” [DW]
Nova Iorque
inaugurou o metrô em 1870 tem hoje 369 Km.
Em 1935 Moscou já era
Comunista e inaugurou seu metrô, hoje tem 185 linhas e cobre 305 Km.
Pequim inaugurou o
metrô em 1969 tem 450Km
São Paulo inaugurou
o metrô em 1974 tem 78 Km.
Uma cidade com 1
milhão de habitantes como Campinas NÃO TEM METRÔ!
Onde eu quero
chegar?
Tanto Comunistas
quanto Capitalistas há muito tempo chegaram a conclusão que o transporte de
massa nas grandes cidades deveria ser prioritariamente metrô/trem.
Porque
nós brasileiros apostamos tudo em um utópico sistema de ônibus coletivo?
E como se não
bastasse criamos uma enorme distorção de preço. ☹
Tem mais, demos
um “jeitinho” de acabar com as ferrovias e encher as rodovias de caminhões!!
Quanto tempo
perdido...
“Todos os dias quando acordo
O que vamos fazer
hoje e com o tempo que está por vir?
Você vota, você
decide.
Bom dia ao sr.
ResponderExcluirUma das razões pelas quais muitos aqui em Sampa,trabalham longe de casa,é que no centro velho e novo da cidade,há um número maior de empresas para se trabalhar.
Na periferia, as firmas não conseguem empregar "todo mundo" que mora nas imediações.
São poucas,e o consumo também é menor,porque existe mais pobreza.
O simples aumento da passagem de ônibus,não iria mudar tal realidade.
Quem sabe,alterasse essa história em outras cidades.
Eu,por uma questão de preferência,não arrumaria(não arrumarei) mais emprego longe de casa,a não ser que eu planeje fixar residência perto do serviço.
Uma distância que eu percorreria,antigamente, em duas horas de ônibus,hoje eu levaria três horas e meia para percorrer.
Mas,muitos não podem esperar por uma oportunidade melhor,do mesmo modo que muitas empresas tem que "catar logo" quem está a fim de trabalhar,não importa onde more.
Em áreas nobres das cidades por ex,talvez seja difícil para elas contratar quem "mora perto",pois quem "mora perto" pode empregos melhores,ou prefere apenas continuar os estudos.
Então, isso,em minha imaginação explica porque muitos que moram numa periferia,arrumam serviço em outras periferias.
Todavia,acho que o sr.tem se mirado principalmente na realidade de Campinas.
Fui aí uma vez,no bairro de São Benardo,e conheci o shopping Iguatemi.
Não sei porquê,pus na mente que o sr.morava longe do centro,e numa área nobre.
Mas,o sr.mora perto da "área cosmopolita".
Que eu não lembro mais como é.
Por ora,é isso.
(que sonão o dessa noite,nem consegui replicar as mensagens do sr.Hosaka...)
É,as cidades estão organizadas assim,não há como reclamar.
ResponderExcluirE tome problema atrás de problema...
As conduções,às vezes,são insuportáveis.
Passei por isso,muitos anos.
E quanto às chuvas,ao alagamentos,às enchentes...às doenças às quais o ir e vir nos deixa expostos...
Alguns tentam usar o trajeto de ida e volta,para por as lições escolares em dia,isso quando podem sentar.
Eu tentava ler revistas,livros,mas ultimamente,sempre que tentava fazer isso,tinha alguns sintomas físicos que me cortavam a concentração.
Um deles,era a fome fora de hora que aparecia.
Imagine o pampeiro.
Vc carrega uma bolsa pesada,onde tem um livro,e um pacote de batatas fritas,para emergências.
A bolsa normalmente,fica com alguém no banco do ônibus,e aí entram uns três ambulantes em seguida no "coletivo" pedindo ajuda para alguma coisa,ou vendendo seus produtos.
Depois,alguém liga seu sambinha ali dentro.
O veículo roda bem por toda a cidade,mas perto da sua casa,fica quarenta minutos só para passar os semáforos da avenida.
Muitas vezes,cheguei a descer vários pontos antes,por causa da certeza de que indo a pé,eu chegaria mais rápido do que o veículo.
Mas,normalmente é perigoso para uma pessoa cansada do dia de trabalho,fazer isso numa avenida,quando está escurecendo.
Mas,essa foi minha vida até uns poucos anos atrás.
Prometi para eu mesma que o local mais distante onde irei trabalhar fora atualmente,será o bairro do Tatuapé.
Se eu arrumar "mais longe",irei me mudar para perto.
Mesmo porque aqui onde eu moro atualmente,é uma periferia sossegada,mas mais perigosa do que as outras onde já morei.
É complicado chegar de noite,de qualquer lugar,seja da escola,ou do trabalho.
Hoje em dia,muitos também se divertem com seus celulares,nos metrôs e nos ônibus,e alguns poucos,já começam a fazer uso de tabléts.
ResponderExcluirEu "estou na fila" para ter um outro netbook,para esse fim.
Apesar de que não uso "netbook" no metrô.
Por esses dias,usei pcs com speedy,e lembrei de uma coisa.
ResponderExcluirAs imagens que costumo postar,que preenchem minha tela de notebook,muitas vezes,ficam pequenas nas telas normais,a não ser quando os que gostaram delas,aumentam a resolução.
Por isso,doravante,tentarei postar figuras de dimensões maiores.
Grande parte dos leitores ainda não usa notebook, ou usa apenas celular.
Desejo um bom dia - inclusive,um bom dia urbano,a todos.
Tenhamos paciência com os problemas das cidades.
rosas na janela
no blog da Xênia.
ResponderExcluirAcho que já postei esse conjunto,mas houveram acréscimos,que eu conferi agora.
“Eu,por uma questão de preferência,não arrumaria(não arrumarei) mais emprego longe de casa,a não ser que eu planeje fixar residência perto do serviço.” [Nihil]
ResponderExcluir==============================
Só você e eu somos capazes de tamanho bom senso e inteligência?
O resto da população principalmente que mora na periferia são completos idiotas?
Precisamos protege-los deles mesmos?
“Mas,muitos não podem esperar por uma oportunidade melhor,do mesmo modo que muitas empresas tem que "catar logo" quem está a fim de trabalhar,não importa onde more.”
ResponderExcluir=============================
Porque NÃO FAZ DIFERENÇA!
O ônus é dividido com toda sociedade.
Mas sei como você pensa:
“Desde que eu nasci é assim e sempre será então esta certo.”
Todavia,acho que o sr.tem se mirado principalmente na realidade de Campinas.
ResponderExcluir===========================
HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA!
Como sempre você me subestima... mas vamos lá mais uma vez!
O foco principal do texto tem sido a disputa em SÃO PAULO.
Mas até onde sei a realidade nos grandes centros não difere muito de lá.
A realidade de Campinas não difere muito da capital e sem conhecer aposto que Belo Horizonte tem os mesmo problemas.
Aqui quem limita o pensamento é você, não eu.
Desejo um bom dia - inclusive,um bom dia urbano,a todos.
ResponderExcluirTenhamos paciência com os problemas das cidades.
===========================
Eu convido as senhoras e senhores a ir alem de ter paciência.
PENSEMOS EM SOLUÇÕES.
Quando um político fizer alguma proposta diferente do pensamento comum...PRESTE ATENÇÃO, não demonize porque esta na moda demonizar.
Defenda seus interesses, amanhã tenho um texto sobre isso...
A maioria de nós tem interesse em uma sociedade harmoniosa e justa, mas com esse dogma de fazer o bem sem olhar a quem acabamos indo em direção oposta.
Não estou dizendo que a proposta do Celso é 100% certa.
Estou dizendo que ela é muito mais satisfatória que o modelo atual.
Ele não merecia perder a eleição, pelo menos por essa proposta.
E claro que ele não iria e não teria como executa-la a ferro e fogo.
Nós enquanto sociedade deveríamos discuti-la mas nos recusamos a isso.
“Não é o que estou acostumado então não presta.”
Se tudo esta perfeito como esta então porque reclamam tanto!?
Vivam nessa zona e sejam felizes...
“Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância.” [Dalai Lama]
PASSEANDO
"Eu não sou mal. Só não tive sorte."
ResponderExcluirAtor que interpreta um bandido foragido no filme Homem Aranha 3.
A proposta do Russomano parece ótima sim.
ResponderExcluirMas dificilmente ele ou qualquer governante poderia baixar o preço como agora está absurdo e impraticável. Nem a presidente Dilma, considerando que o governo tem algumas matrizes energéticas em seu poder, conseguiu fazer baixar a conta de luz como inicialmente planejado por ela e por outros que já poderiam, (porque tinha esse poder) para fazer isso muito antes que a inflação ameaçasse bater nas portas.
Esse governo é mesmo uma piada!
O brasileiro e todo brasileiro que assumir a republica estará sub custódia de atender os interesses de todos, menos os do brasileiro.
“O brasileiro e todo brasileiro que assumir a republica estará sub custódia de atender os interesses de todos, menos os do brasileiro.” [Daniel]
ResponderExcluir====================================
É que o interesse dos Brasileiros é utópico.
Eles querem que ótimos políticos caiam do céu e pensem soluções por eles [nós].
Já disse que se não nos esforçamos para entender as engrenagens do Capitalismo tiramos pouco proveito dele.
O “projeto de governo” que o brasileiro gosta de ouvir é que vai melhorar a saúde, a educação, a segurança sem precisar dizer como, basta prometer.
Mas tenho esperança que esses debates na Internet ilumine a mente de muitos.
Li as tréplicas,sr.William.(boa noite ao sr.)
ResponderExcluirCada um de nós expôs as opiniões e os argumentos próprios.
Isso foi bom.
Não,sr.William,eu não te subestimo.
ResponderExcluirSempre levo em conta o que o sr.diz,às vezes até repito por aí suas ponderações.
(hehe!)
E respeito "direitos autorais".
Tem horas que me chateio
ResponderExcluirsou uma mulher sem sutilezas
falo tudo "sem rodeios"
mas não conheço delicadezas
o que faço para vc saber
sempre te admirei
eu respeito tanto seu saber
me divirto com o seu conhecimento
temos em comum algumas coisas
temos umas idéias boas
nossa prosa fácil e "à toa"
indicando "vizinhança"
nos traz o riso à tona
Virgem e Balança
um papo tão radical
natureba,nada artificial
crianças
não cultivam o mal
o que eu faço pro sr.saber...
°
°
Dessa vez,achei melhor replicar a "observação chateada" acima,com alguns versos.
Assim,a réplica a uma assertiva assim,irá sair da rotina comum.
Não "irá sair".
ResponderExcluirJá "saiu".
Bom dia a vcs.
ResponderExcluirOntem de manhã eu li o "Flash Back" do texto em destaque anterior,e ele se referiu à perda da fé religiosa,e à "falta de sorte".
Não entendo mais nada desse assunto.
Teve uma longa fase em que eu vivia falando nisso.
Sabia que não conhecia o tema muito bem,mas me arriscava.
Cheguei a tentar escrever a "tripitaka 370",que ficou inconclusa.
Hoje em dia,eu pareço ter voltado "ao início".
Tenho que "aprender tudo de novo".
Oxalá,daqui a um tempo,eu fique menos insegura nisso.