quinta-feira, 3 de maio de 2012

Efeito sem Causa

1 -  “Acreditar em acaso e acreditar em destino retira das pessoas as responsabilidades, as culpas. Muito cômodo, mas irreal. Sou o que sou porque me fiz ser como sou, não houve acasos…”

2 - quem inventou essa história de destino foi um frouxo, um derrotado da vida, um preguiçoso, um vadio. [BLOG DO FLÁVIO]
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
  "Mas não é bem disso que quero falar, quero falar é de uma história que acabei de ler no jornal. É a história de um escritor pernambucano que passou por um péssimo momento na vida, sofreu um AVC e ficou com sequelas. Passou mesmo por uma séria crise existencial, sujeito culto, um bom pensador da vida.
  Pois esse sujeito,disse ao repórter do jornal que logo após o AVC ele perguntava a Deus por que ele, o que fizera para merecer aquele castigo? – “No começo eu pensava que fosse um castigo”, disse enfaticamente. – “Depois entendi que Deus não castiga ninguém, fui atropelado pelo acaso…”
  Toda esta conversa para chegar a este ponto. 
  Como é que um sujeito culto acredita em acaso? Acaso é efeito sem causa. E não existe efeito sem causa, todo consequente tem um antecedente, isto é, uma causa. Tudo, absolutamente tudo na Natureza se entrelaça, não existe acaso.
  Acaso é como acreditar em destino, uma desculpa, uma acomodação de quem não quer ver a verdade anterior e que produziu os maus resultados agora vividos. Acreditar em acaso e acreditar em destino retira das pessoas as responsabilidades, as culpas. Muito cômodo, mas irreal. Sou o que sou porque me fiz ser como sou, não houve acasos…" [Flavio]
____________________________________
1 -  Não entendi! Se não houve Acaso nem a vontade de Deus como o AVC aconteceu?
 O sujeito com certeza não desejou ter um AVC.
  Não conheço a vida dele, talvez ele tenha tido uma vida muito desregrada comprometendo a sua saúde, mas a “matemática” nos diz que o AVC tem um forte componente genético para acontecer ou seja a pessoa já nasce com esta predisposição.
  Se não foi o Acaso nem alguma “provação” de Deus, o que foi?

2 – Se você é Cristão eu digo que a Bíblia te contradiz, Jesus estava predestinado a ser crucificado e foi. Jesus é um derrotado, preguiçoso, vadio?

      Se você é ateu então eu digo que pela sua teoria todo mundo pode ser o que quiser ser, qualquer um que se esforçar pode ser um grande jogador de futebol, cantor, matemático, atleta, até Presidente da Republica.
  Eu conheci um participante no GD Terra que defendia esta mesma teoria que podemos ser tudo que quisermos ser, basta nos esforçarmos, isso esta em qualquer livro de auto ajuda.
  Lembrei que ele certa vez tinha ficado triste porque não conseguiu um visto para trabalhar de “pedreiro” nos USA... nada contra os pedreiros, mas um cara que pode ser tudo que quiser ser se contentar com tão pouco e não conseguir nem ao menos o visto!
  “As idéias não correspondem aos FATOS!”
                                         ============================
  Muitos pensadores recorrem a “Lei Física” da ação e reação, causa e efeito para tentar explicar qualquer coisa.

  Essas leis funcionam muito bem para explicar reações químicas ou analisar movimentos, entre outras coisas.
  Fica tudo muito complexo quando eles tentam aplicar LINEARMENTE estas leis na dinâmica da vida.
  Vamos a uma Filosofia Complexa, vou demonstrar a vocês que na PRATICA, pensando em 3D, na dinâmica da vida o que mais tem é “efeito sem causa”.
  Há pouco mais de 1 ano a Honda demitiu aqui na região muitos empregados, os funcionários não fizeram absolutamente nada de errado, nem houve uma retração de mercado.
  A Honda é uma empresa grande com capacidade de oferecer boas condições de trabalho a seus funcionários e evidentemente eles não queriam ser demitidos. Clique Aqui
  O EFEITO é que eles foram demitidos e é bem provável que a maioria deles não tenha conseguido uma outra colocação em uma empresa de tal porte, ou seja, a demissão afetou negativamente a vida de muitas pessoas.
  Vamos atrás da CAUSA.
  Ocorreu uma Tsunami histórica que atingiu o Japão, a base administrativa da Honda, os prejuízos foram incalculáveis afetando suas operações no mundo inteiro.
  Mas a Tsunami também é um efeito a causa  foi um encontro de placas tectônicas.
  Ops! A trombada das placas é um efeito, a causa é a constituição natural do planeta Terra.
  Ops! A constituição da Terra é um efeito, a causa é como o Universo foi formado...
  Agora me responda, o funcionário ser demitido foi um efeito, qual mesmo foi a causa?
  Bom senhoras e senhores tudo foi uma seqüência de eventos e a causa é desconhecida ao poder ou conhecimento humano, na pratica podemos dizer que...
  HOUVE UM EFEITO SEM CAUSA!
  Não! Eu não sou um gênio em perceber isto, a maioria dos meus amigos mortos chegaram a mesma conclusão.
  Alguns passaram a defender que um ser criador de tudo é a única causa que existe, todo o resto é efeito.
  Outros defendem que tudo aconteceu ao acaso, a Terra é uma incrível “singularidade” que deu certo.
  Meditem sobre isso, no próximo texto vou  falar sobre SINGULARIDADE.






anterior                                           <>                                                próximo