domingo, 8 de abril de 2012

Imposição Moral

  “Difícil pensar em médicos e em bombeiros, por ex, se formando por cursos feitos na Internet. Mesmo em serviços onde as aulas virtuais são possíveis, é preciso o apoio do currículo, e o currículo é feito por alguém.” [Nihil]
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
  Não são os professores que desenvolvem o CONHECIMENTO eles os transmitem de maneira organizada.
 O conhecimento vem da experimentação, erro e acerto.
  Uma mulher faz um tipo de bolo com o forno a 200 graus por 40 minutos, é uma experimentação.
  O bolo ficou amargo um tanto queimado, deu errado.
  Ela faz uma outra experimentação com o forno agora em 180 graus, ficou do jeito que ela queria, um acerto.
  Ela anota o procedimento correto em um livro de receitas culinárias ou relata oralmente, um professor transmite este conhecimento.
  Quem produz o conhecimento são os experimentadores, os cientistas, que pode ser qualquer um de nós.
  Escola e professores foi uma maneira mais organizada, mais eficiente de tornar o CONHECIMENTO acessível a todos.
  Ciência vem do latim SCIENTIA, traduzido por "conhecimento", quando falamos cientista pensamos naquele pesquisador com doutorado em uma Universidade famosa, sim, este tipo de pesquisador é um cientista.
  Na minha mente quando eu falo ou escrevo a palavra ciência me vem meu primeiro contato com esta matéria na escola, por incrível que pareça lembro do nome do professor. O professor Maurício disse algo mais ou menos assim:

  “Todos nós somos cientistas, a mãe de vocês quando faz um bolo esta seguindo um método cientifico. Ela sabe “empiricamente” que se colocar 12 colheres de farinha, mais 9 colheres de açúcar, 150 ml de leite, 2 colheres de manteiga, uma colher de chá de fermento e levar ao forno por 40 minutos a uma temperatura de 180 graus ela terá como resultado um bolo.”

  Eu achei aquilo tudo muito legal e me interessei em saber a formula das coisas que me cercavam, nunca entendi porque as pessoas não se interessam por ciência.
  Conhecer o funcionamento do corpo, do ecossistema, como os átomos se agrupam, enfim viagens mentais e experimentais fantásticas.
==============================
  Com a Filosofia acontece a mesma coisa, eu não posso me dizer ou sentir filosofo porque nunca fiz esta Faculdade, segundo o “politicamente correto”?

   Uma tradução literal da palavra filosofia é “amor a sabedoria” em uma mais flexível seria “estudo da vida”.

  Eu não preciso do professor de Filosofia para ter amor a sabedoria e nem tão pouco preciso dele para pesquisar sobre comportamentos, situações, pesquisar sobre a vida.
  Meu professor pode se limitar apenas a repetir conhecimentos e eu posso me interessar em experimentar outros caminhos, testar teorias e até produzir novas. 
  Se você não tem cultura, não tem conhecimento pense muito bem antes de culpar seus professores, você não precisa deles para ser um filosofo ou um cientista.
  Sim, se eles forem competentes poderão te ajudar imensamente em suas pesquisas, suas meditações, mas o interesse tem que vir de você mesmo.
  Se no futuro você vai se profissionalizar em algum ramo do conhecimento humano...tudo bem, isto é ótimo.
  Mas hoje, independente de sua idade ou condições financeiras tente deixar esta lógica penetrar em sua mente: TODOS NÓS SOMOS FILÓSOFOS E CIENTISTAS.

  A qualidade de nosso conhecimento e de nossa filosofia esta diretamente ligado ao nosso INTERESSE.

  O professor de Thomas Edison não o ensinou como fazer a lâmpada elétrica, a bem da verdade Edison frequentou bem pouco a escola e qual de nós pode dizer que ele não foi um grande cientista?
  Então se você não se interessa em adquirir cultura e conhecimento não se sinta mal por isto.
  Esta imposição “moral” de que todos temos que nos aperfeiçoar a todo momento, buscando a musica, o humor, o cinema, o ensino de melhor qualidade é só isto mesmo uma imposição moral.
  Moralismos a parte eu defendo que é importante que você perceba esta capacidade existente em todos nós de irmos alem no nosso campo de interesse.
  De repente você gosta de festas, oras, pesquise, experimente, faça festas cada vez melhores, mais eficientes, quem sabe pode ganhar algum dinheiro organizando festas para outras pessoas ou simplesmente recebendo bem os amigos.
  Quem produz cultura e conhecimento somos todos nós que vamos alem de uma sala de aula, alem de repetir conhecimentos e pensamentos. Não querendo destruir tudo que esta aí, mas acrescentar, somar, aprimorar o que esta aí ou até trazer algo totalmente inovador.
  Todos somos cientistas e filósofos; quando vamos um pouco alem produzimos CULTURA E CONHECIMENTO.




anterior                                           <>                                                próximo
                                                                            
Postar um comentário