domingo, 26 de fevereiro de 2012

Zen Budismo

 “A transformação da natureza da ioga, encarada hoje mais como um exercício puro do que uma filosofia que busca autoconhecimento. Ao adotar a exatidão das posturas como meta, muitos instrutores se esquecem de que o corpo de cada aluno é diferente, assim como seu grau de flexibilidade. Por limites físicos – não da mente, como chegam a dizer muitos gurus.”  [Época]
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
 Esta matéria me chamou a atenção [me provocou] por dois motivos.

  1 – Matematicamente não podemos dizer que a ioga é uma mutiladora de corpos, algo a ser banido da face da Terra, mas fica claro que toda atividade oferece riscos. Eu costumo dizer que não dá para evitarmos que idiotices aconteçam, podemos principalmente através de INFORMAÇÃO preveni-las, avisar, mas lembrem-se que a lógica não alcança a mente da grande maioria das pessoas. 
  A pessoa “sente” que pode alcançar a perfeição em uma posição, e é isto que ela faz sem se conhecer fisicamente, percebe , mas não liga que um osso ou ligamento já esta dando sinais de estar no limite.
  Vamos usar a Dialética e ver se não caímos em contradição.

   Vejo muitas pessoas dizendo que a Teologia da Prosperidade rouba, extorque as pessoas, é um grande mal a ser combatido.


  Oras, vá a qualquer igreja tipo Universal e você verá estacionamentos cheios de carrões de pessoas que de alguma forma acreditam que tiveram suas vidas melhoradas, os idiotas que perdem tudo por conta de um pastor inescrupuloso são casos menos freqüentes.

  Ou a pessoa consegue alguma coisa ou não consegue nada, mas ter a vida destruída por conta de doações só acontece com idiotas.
  Que são idiotas não é o mesmo que podemos dizer de uma pessoa que ignorando as dores em seu corpo obedece cegamente um instrutor e sofre lesões de grandes proporções?

   2 – Lamentavelmente o meu Blog é um dos poucos de Filosofia que conheço, a Filosofia a muito perdeu espaço e deu lugar a tosca Psicanálise ou a doutrinas puramente Religiosas.
  Um dos efeitos práticos de quem Filosofa é um profundo conhecimento de si mesmo e como as pessoas não gostam de filosofar, pouco se conhecem.
  Já li muitas pessoas atribuindo o sucesso de Jobs a pratica do Budismo e filosoficamente observo que tem quase nada a ver, ele poderia ser Católico, Ateu, Mormon...não acredito que isto contasse muito em sua trajetória.
  Seus pais biológicos eram sírios e se não fosse abandonado quando criança provavelmente receberia ensinamentos da doutrina muçulmana, não estou dizendo que seria muçulmano, estou dizendo que teria em sua infância muitos conceitos desta doutrina.
  Mas quis o “destino” que Paul e Clara Jobs o adotasse e morassem bem no famoso Vale do Silício onde Jobs pôde ter contato com a eletrônica desde a infância.
  Jobs seguiu sua vida profissional e teve contato com informações sobre as mais diversas religiões e doutrinas e simpatizou pelo Budismo, não acho que o Budismo tenha sido um fato relevante em seu comportamento empresarial agressivo.
  Neste caso eu destacaria mais o fato de um cara razoavelmente lógico como ele perceber que sofremos INTERFERÊNCIAS.

  Já disse que por um breve tempo eu tentei ser ateu, mas não encontrei argumentos para me manter assim, como no caso de Jobs, “o invisível me salta aos olhos.”


  “Adepto do Zen Budismo e da cultura hippie (Jobs) era extremamente individualista. O mago da tecnologia adiou por 9 meses uma cirurgia para retirada de um tumor nas pâncreas. Preferiu inicialmente buscar cura com um  tratamento baseado numa dieta de vegetais. Não fosse por isto poderia estar vivo até hoje.” [Veja]

-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-
  Percebem que todos nós em algum momento podemos agir como idiotas? Percebem o quanto é leviano pegar o caso de um indivíduo que se deu mal seguindo uma doutrina e “satanizar” toda a doutrina como a Teologia da Prosperidade? 
  Mas também temos que considerar que o câncer seria fatal para Jobs não importa o que fizesse, não podemos ignorar a ação do invisível, afinal somos FILÓSOFOS.
  Busque mais a FILOSOFIA exercite mais o AUTOCONHECIMENTO.
  Isto irá te garantir uma vida de fartura e sucesso? Claro que não, não seja idiota. Nem tudo esta em nossas mãos.
  Mas sem duvida você estará equipado com poderosas ferramentas de avaliação.
  Se tem uma parte de sua vida que não é você que escreve, procure fazer o melhor pela parte que você é responsável, que você escreve.
  Esta LÓGICA conseguiu penetrar em sua mente?
  OOOOHHHHH! GLÓRIA A DEUS...
 Ou:
 OMMMMMMMMMMMMMMMMM...MUIÉEÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!


 “O budismo em seu "núcleo" é uma religião ateia, mas as demais vertentes são teístas.
  O ateísmo de uma religião não a invalida.” [Nihil no Face]
▬▬▬▬▬
  É o que eu digo.
  Chuta para todos os lados possíveis e imagináveis.

  “Não é contra nem a favor, muito pelo contrário.”

  Lembra do texto Fácil ser Deus?

http://terapiadalogica.blogspot.com.br/2013/09/facil-ser-deus.html
_________________________
  No Catolicismo é fácil ser o Deus Bíblico, ele não precisa fazer nada.
 
  No caso do Budismo é fácil ser budista, sempre há uma vertente que é o que você quiser que ela seja.


anterior                       <>                                próximo