quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Passagem

“(Sócrates) Acreditava ouvir uma voz interior, de natureza divina (um daimon), que lhe apontava a verdade e como agir.”  [Consciencia.Org]
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
  “Até hoje, o oráculo familiar, no meu interior (o daemon), sempre se opôs a mim, até mesmo em questões insignificantes, quando eu estava para cometer um engano. Mas agora, como vocês podem ver, estou face a face com aquilo que geralmente se acredita ser o derradeiro e pior mal. No entanto, a voz não me deu sinal de oposição, nem quando deixei minha casa esta manhã nem quando entrei no tribunal. Ela permaneceu calada enquanto eu falava e ante tudo o que eu pretendia dizer. Em outras ocasiões, ela me fez parar até no meio de um discurso. Agora, porém, ela não se opôs a nada do que eu disse ou fiz nesse assunto. Como posso explicar isso? Deixem-me dizer-lhes: considero o seu silêncio como uma aprovação do que estou dizendo. Os sinais costumeiros, por certo, opor-se-iam a mim, estivesse eu caminhando em direção ao mal, melhor do que ao bem. Meu fim, que se aproxima, não está acontecendo por acaso. Vejo, muito claramente, que morrer e pela morte ser libertado será melhor para mim; e, por isso mesmo, o oráculo não me deu nenhum sinal.” [Sócrates]
~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~--~~-
  Antes de prosseguirmos tenham em mente uma coisa.
  Não dá para ter certeza sobre detalhes de acontecimentos históricos.
  Muitas obras que atribuímos a Shakespeare podem não ser dele, muitas frases que atribuímos a Sócrates ele pode ter ouvido nas ruas de um ilustre desconhecido.
  Até nos dias de hoje acontece isso, o Leonardo canta uma musica e a jovem fica encantada com a canção "nova" de Leonardo sem saber que quem a cantou pela primeira vez foi Altemar Dutra,   imaginem isso antes da imprensa e cinematografia.
  Sobre Daemon eu já ouvi de tudo. 
  Que Sócrates era influenciado pelo demônio, que era esquizofrênico, que era só um jeito de se referir a sua imaginação...

  Lendo bastante Platão "MINHA" conclusão é que Sócrates realmente ouvia alguma voz.

  Eu até hoje nunca ouvi nenhuma voz, mas a Bíblia esta cheia de relatos desse tipo então para o religioso que chama Sócrates de esquizofrênico deve estender este julgamento para grandes personagens bíblicos. 
  Ainda sobre a esquizofrenia, não encontrei ninguém acometido por esta falha cerebral capaz de concatenar grandes pensamentos, o cara parece mais um louco falando coisas muitas vezes sem sentido.
  Embora eu nunca tenha ouvido nenhuma voz, já estive diante de situações que era como estar em areia movediça, como se nada que eu fizesse fosse mudar minha situação.
  Para uma mente matemática como a minha o “invisível salta aos olhos.”
=========================
  Para quem lê a Bíblia sabe que Jesus era para ter sido preso bem antes, mas ele deu um jeito de escapar e poderia continuar escapando, mas no dia da santa ceia já sabia que não poderia continuar fugindo, “era chegada a hora”.
  No jardim de Getsemani ele ainda tenta ver se Deus não mudaria seu destino mas Deus ficou em silêncio se limitou a enviar-lhe um anjo.


  “(Jesus) E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,
Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.
E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.” Lucas 22:41-45


  Sócrates se defendeu das acusações brilhantemente, supomos que não era sua vontade morrer naquele momento, mas estranhou que seu daemon permanecesse em silêncio ele interpretou que já havia chegado a hora e não lhe cabia mais fugir de sua passagem.
  Alguns escritos dizem que Sócrates morreu calmamente, mas a ciência nos diz que a morte por ingestão de cicuta não é nada suave.

 “Cicuta é um grupo de plantas altamente venenosas nativas às regiões temperadas do hemisfério norte. As plantas têm pequenas flores brancas ou verdes, dispostas em forma de guarda-chuva. É considerada a planta mais venenosa da América do Norte: contém uma toxina que provoca convulsões. O veneno é encontrado em todas as partes da planta, mas é mais concentrado nas raízes, que por sua vez são mais potentes na primavera. Além das convulsões quase imediatas, outros sintomas incluem náuseas, vômitos, dores abdominais, tremores e confusão. A morte geralmente é causada por insuficiência respiratória ou fibrilação ventricular e pode ocorrer poucas horas após a ingestão.” [Hype Science]

  Como podem ver podemos metaforicamente dizer que o suor de Sócrates “ tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.”
  Confesso que sempre me impressionou muito certas passagens da vida de Sócrates e de Jesus pela estranha coincidência.
  Por isto sempre tive muita curiosidade sobre como foi a vida de Jesus nos 18 anos em que absolutamente nada é relatado.
  Bom, não estou conseguindo prosseguir com este texto, não sei explicar, simplesmente uma tristeza profunda se abateu sobre mim.
  Que nossa “passagem” não seja tão sofrida quanto foram a de Sócrates e de Jesus e que do outro lado encontremos alguma luz ou deixemos de existir.
  Quero dizer que depois de tudo não desejo encontrar sofrimento, esta seria a pior SITUAÇÃO.
  
A Cicuta é uma bela planta com sua singela flor...


anterior                       <>                                próximo
                                                                        
                                                                         













Postar um comentário