sábado, 14 de janeiro de 2012

A Dor e a Delícia

  "O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."  [Albert Einstein]
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
  Acredito que todos concordam que se não existisse pessoas más o mundo seria um lugar muito melhor para vivermos.
  Como não conseguimos evitar que pessoas más nasçam então devemos ir para o próximo nível de pensamento.
  Podemos deixar o mal acontecer por impotência.
  Se eu observar o motorista a minha frente sendo assaltado com uma arma em sua cabeça, eu sou fisicamente forte o bastante para tentar imobilizar o bandido e de certo esta seria minha vontade, mas ele estando de posse de uma arma inviabiliza minha intenção.
  O melhor que posso fazer é tentar acionar a policia.
  Logo, muito mal que acontece como doenças, catástrofes naturais, assaltos, guerras, terrorismo... somos impotentes para combater individualmente.
  

  Vamos então para a brecha do pensamento que o amigo Einstein nos provoca a percorrer.
  Se atacar um bandido armado é uma imbecilidade, lutar por uma policia bem equipada me parece lógico, se ao invés de investirmos em uma policia de melhor qualidade, preferimos gastar dinheiro com estádios e trens bala, estamos observando o mal, mas não estamos fazendo nada para impedi-lo.


  Mateus 11 versículo 25 Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
  I Coríntios 3 versículo 19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
  I Coríntios 1 versículo 19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.


  Se defendemos que a Fé boa é aquela que nos impede de pensar, então todo fundamentalismos que isto provoca e conseqüentes atos de terrorismo físicos ou mentais ficam justificáveis.

  A maior parte de nossa população não acredita que seja possível nascer pessoas más, toda e qualquer maldade é fruto do meio que o indivíduo foi inserido.
  Logo, se alguém pratica um crime, o indivíduo é uma pessoa boa que a sociedade corrompeu.


  Se muito do mal, das dificuldades que acontecem, somos impotentes para evitar tendo que nos conformar no máximo em amenizar as conseqüências e o mal que podemos combater, agimos com se ele não existisse...tudo fica muito complicado.
  Mesmo a maioria de nós sendo pessoas boas o mal encontra um terreno incrivelmente fértil para lançar suas sementes e desenvolver bastante.


===========================
  Peguemos o exemplo de um desses bandidões que comandam o crime de dentro da cadeia.
  Imaginem quanto eles já custaram a Sociedade e como esta dinheirama seria melhor gasta em hospitais, sem contar a vida de muitas pessoas de bem.
  Para isto quando eles atingissem certo grau de ação criminosa deveriam ser executados, mas a maioria acredita que por pior que eles sejam sempre há uma chance de recuperação. Baixa porcentagem de pessoas acreditam que eles sejam realmente maus.
  Então o mundo fica este lugar perigoso, pois observamos a ocorrência do mal não acreditando no que vemos, o enfrentamos timidamente a espera de um milagre, enquanto o milagre não acontece pessoas boas vão passando por muito sofrimento e grandes tragédias.

Eclesiastes 7 versículo 16 "Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?"


  Este é um conselho Bíblico que faz algum tempo decidi aplicar em minha vida, sair de casa é sempre um tormento porque tenho que fechar os olhos para muitas coisas, sou obrigado a praticar injustiças para não ser destruído, tenho que me calar diante da ignorância para eu mesmo não ser alvo e ser condenado pelo incrível pecado de buscar entendimento das coisas.
  Só aqui em casa posso tentar ser demasiadamente justo e demasiadamente buscar sabedoria e conhecimento, lá fora sou apenas um macaco bem treinado fazendo o que os "pequeninos" [palavra bíblica]  esperam que eu faça, minhas "loucuras diante de Deus" ficam confinadas neste Blog, quem sabe servindo de consolo a outros loucos como eu.
  Não me convidem para sair porque "aquele garoto que iria mudar o mundo hoje assiste a tudo encima do muro" e só desce do muro quando volta para casa...o melhor lugar do meu mundo, onde eu vivo seguro, onde eu não preciso deixar o mal acontecer e fingir que não estou vendo, onde posso buscar sabedoria e conhecimento, justiça e liberdade, sei que serei destruído, sei que serei devorado, mas é a minha natureza, não consigo mudar, não tenho vontade de mudar, "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é".



  "Para o diretor, é possível que as próprias mulheres, que foram visitar os companheiros presos, tenham levado as drogas e os telefones. “Nós só temos cinco agentes. Ontem só tínhamos quatro para vigiar os presos e revistar 200 mulheres e as coisas que elas trouxeram”, relatou. O PEP possui atualmente 506 homens presos para uma lotação de 386 detentos."  [G1]


anterior                       <>                                próximo