terça-feira, 22 de novembro de 2011

Fora de Rumo

" Tem gente que não fica em coma dois, três, quatro anos e de repente se recupera? Por que não ele? Vamos dizer até que poderia ser um milagre, mas existia a possibilidade - diz."   [ O Globo]
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
 
Como deve ser ficar no "escuro" por 3 anos?
  Quando estamos com saúde a morte sempre nos parece algo muito distante, algo que só acontece com os outros.
  É fácil ser corajoso quando a ameaça não pode ser vista no horizonte, quando escrevo levo muito em consideração este fator, espero que quem lê o leve também.
  Para ilustrar isto quero que pense em um medo comum a muitas pessoas, o medo de ficar no escuro.
  É raro faltar energia em meu bairro então o escuro não é uma "ameaça" que eu fique pensando. Aqui no claro posso dizer que não tenho medo do escuro.
  Já aconteceu de ficar sem energia no meu bairro e minha família estar viajando e eu fiquei ali no escuro, sozinho.
  No caso do apartamento não dá para ficar com medo, como fica no alto sempre chega alguma claridade de fora, no corredor tem luz de emergência que funciona por meia hora, no entanto é uma situação bem incomoda.


=========================
  Sem TV, computador, sem alguém para conversar é como se eu ficasse uma radio sem sinal pronta para captar qualquer oscilação de energia a minha volta. 
  O fogão funciona, dá para comer alguma coisa, mas ficar sozinho em uma sala escura com velas acesas, no meu caso prefiro não acender a vela, não me pergunte porque, não tenho explicação para tudo.
  Talvez porque minha vista se acostume com a escuridão e as oscilações luminosas da vela impede esta adaptação, perto da vela fica um pouco claro e longe dela tudo parece ainda mais escuro, é eu sei, hoje temos eficientes lâmpadas de led, vou comprar, eu adoro a tecnologia...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
  Saiamos do apartamento, aqui só encontraremos um leve desconforto.
  O prédio que trabalho é bem grande, longos corredores, muitas portas, um prédio que com certeza guarda muitas "energias".
  Não gostaria nem um pouco de passar sozinho a noite ali totalmente no escuro, se estivesse muito cansado talvez até conseguisse dormir, mas eu teria que estar extremamente cansado, é mais provável que passasse a maior parte do tempo acordado.
  Caraca! Este texto esta fugindo do planejado...tudo bem depois escrevo outro no rumo pretendido, vamos ver até onde ele nos leva, vem comigo!
  Eu analisei estas sensações matematicamente e a primeira coisa que me veio a mente foi: "porque o medo do escuro" do "silêncio profundo"!?
  Logo eu que persigo um certo isolamento, estou até habituado a uma solidão mental.


  Me obriguei a ficar sozinho em lugares escuros e a melhor resposta não veio nestes lugares, veio quando estava no claro.


  Sabem aqueles lugares onde alcoólatras se reúnem? Mesmo o ambiente estando iluminado me sinto no escuro.
  Sabem estes lugares onde há grande consumo de drogas? Me sinto no escuro.
  Lugares onde aconteceu uma grande violência, muito sofrimento, eu me sinto no escuro.
  O incomodo é extremo e dependendo do lugar posso dizer que sinto algo que pode ser chamado de medo, mesmo não observando nenhuma ameaça no horizonte.
  Eu sei que poderia falar muito mais para vocês sobre este mundo de "sombras" se eu me atrevesse a entrar nestes mundos, teria que entrar naquelas estruturas do pensamento que sugam tudo, até a luz, não estou pronto, não sei se um dia estarei, mas posso ser sugado mesmo sem querer...tenho medo.


==========================
  Lembrei agora de uma noite muito misteriosa que cai da cama ou fui jogado, não sei bem, era uma beliche e até machuquei a costa.
  Eu já contei isto no livro, mas não lembro de ter escrito no Blog.
  A queda não foi uma coisa normal, casa pequena todos dormindo no mesmo quarto, só me lembro de minha mãe desesperada, já em cima de mim, me chamando.
  Não sei se ela ainda se lembra, mas eu não me esqueço que ao amanhecer ela disse que me viu antes da queda, mas ela não sabia dizer se estava acordada ou sonhando, tentou me socorrer, mas não teve tempo, ela viu claramente quando um vulto, uma sombra desceu do teto e caiu no meu corpo este momento eu sentei na cama e me atirei.
  Eu passei dias sem conseguir dormir, ficava acordado o máximo que podia, cenas típicas daquele filme "A Hora do Pesadelo".
   Vou escrever um texto sobre esta historia acho importante ficar registrada, primeiro vou revirar meus arquivos para verificar se já não escrevi sobre isto, são tantos textos que fica difícil guardar tudo que já foi escrito de memória.
  O importante é saber que parte do medo de muitos do escuro pode ser explicada pela psiquiatria, dependemos muito de nossa visão para nos orientarmos e ser tolhido dela nos deixa inseguros.
  Acontece que este desconforto acontece até em ambientes bem seguros e conhecidos como a casa da gente, eu conversei com inúmeras pessoas a este respeito e são raras as que não tem sensações estranhas no escuro.
  Existe o desconforto moderado que pode chegar ao extremo o que me leva a teorizar que no escuro e em silêncio conseguimos "sintonizar" energias que nem sempre são agradáveis coisas muito alem do que supõe nossa vão psicologia.
  Para você atingir o sono profundo é preciso evitar a claridade e o barulho nesta situação nosso cérebro inexplicavelmente entra em uma atividade alucinante...depois continuamos, este texto já saiu muito do rumo...



anterior                       <>                                próximo