terça-feira, 1 de novembro de 2011

Deuses e Artistas

  "Se, quando somos ricos, temos tudo, qual o interesse em termos mérito e virtude?"
  [Denis Diderot]

  Confucio dizia que se queremos conhecer o verdadeiro caráter de um homem devemos lhe dar poder.
  Rousseau dizia que a arte corrompe a Sociedade. 


  Lembremos também que Rousseau defendia que éramos pessoas melhores sendo índios e a civilização revelou tudo que temos de pior.
  A arte nos faz repensar uma realidade, ela pode ser absurda e pouco pratica como desenharmos uma vaca com 5 patas, mas também pode ser evolucionaria se desenharmos um eixo unindo duas rodas.
  Sabemos que os automóveis tornaram os cavalos obsoletos como meio de transporte, ainda que eles tivessem 6 patas não seriam páreo para os automóveis, logo, um eixo unindo duas rodas foi o inicio da "corrupção" de uma sociedade ideal que era "feliz" andando a cavalo, houve uma quebra, um rompimento, uma descontinuação de um modo de viver.
  Em linhas gerais isto é o básico da Filosofia de Rousseau, a volta da sociedade humana as origens. 

  Claro que domesticar o cavalo foi em algum momento uma quebra de paradigma então o problema da filosofia de Rousseau é que devemos voltar a viver como vive um grupo de chimpanzés mesmo nós sendo HUMANOS!!!


========================
  Mas eu quero falar sobre artes e não sobre Rousseau só o citei para falar sobre ROMPER com uma tradição.

 
Como Capitalista eu acho o desejo de ganhar dinheiro tão bom quanto qualquer outro desejo como querer viver um grande amor, transar com uma bela mulher, ter casa própria, sucesso profissional...


  Eu não entendo quando atores e diretores brasileiros nos induzem a pensar que ganhar dinheiro com arte é um sacrilégio.
  Os atores em sua maioria são aquela espécie mais detestável de Comunistas, se colocam acima até do Estado.
  Explico: 

  O diretor quer ter liberdade total de expressão, escrever, filmar o que lhe der na telha. 
  Não importa o que o Estado enquanto sociedade ou ditador no poder quer ou pensa.
  As idéias, o roteiro do diretor, a sua ARTE é maior que toda e qualquer coisa, até aí tudo esta mais ou menos bem.

 
 
  O que me incomoda é quando o artista defende que o Estado tem obrigação de bancar seus projetos, subsidiar a "cultura".


  Percebem? O cara é Comunista porque defende que todos nós temos que pagar pelo projeto dele. 
  O Estado tem obrigação de subsidiar sua obra, mas como "o artista é um ser humano muito melhor que todos os outros" ele precisa ter liberdade total para produzir o que lhe der na telha usando o meu, o seu dinheiro!!

  Vejam minha situação, eu considero o que faço uma arte, traduzir o Abismo de pensamentos em textos eu acho grandioso, mas para sociedade em geral eu sou um cara sem noção, uma pessoa que precisa ser tocada pelo Espirito Santo, ser mais humilde em confrontar grandes pensadores como Marx ou Freud, para muitos mais cedo do que penso irei para um manicômio.
  Acreditem, colegas deixam de me ler por se sentirem ofendidos, nem meus irmãos e mãe concordam com as coisas que escrevo, minha esposa só este ano "parece" que esta mais compreensível.
  Você acha justo alguém do governo que goste do que escrevo me dar 5 milhões para escrever um livro ou fazer um filme com meus pensamentos? 


    Você acha justo, através de impostos, pagar  por pensamentos que você não concorda, não gosta de ler ou assistir?


 É exatamente isso que os trabalhadores de cinema, teatro e inúmeros movimentos artísticos defendem, o povo não sabe o que quer ou o que gosta os artistas tem que falar para eles e o Estado tem que pagar!!!
  O artista não quer se "sujar" buscando dinheiro, não quer "corromper sua arte". O Estado tem que bancar estes verdadeiros deuses da sabedoria que são atores e diretores de cinema e teatro.
  Quando vejo um artista defender que os impostos devem pagar por sua obra já imagino que seja um lixo tão grande que ninguém pagaria por ela.
  Eu faço minha arte de graça porque gosto do que faço, se alguém um dia quiser pagar alguma coisa por ela não me sentirei sujo ou corrompido pelo Capitalismo.


  
  Eu me sentiria sujo, desonesto se usasse contatos no Governo obrigando o cidadão a pagar por algo que não gosta e não está disposto a usar.


  Se alguém acha minha arte um lixo é livre para pensar assim, é livre para NÃO PAGAR POR ELA.

  Essa lógica entra em sua mente?








anterior                       <>                                próximo

Postar um comentário